* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Muitos eleitores de Castelo, no Sul do Estado, deixaram para fazer o recadastramento biométrico na última semana do prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral- TSE. Ontem (18), o processo foi marcado por demora e tumulto no fórum do município, único da região escolhido para iniciar a implantação do novo método.
Uma eleitora, que pediu para não ser identificada, disse que ficou quase 4h30 na fila para fazer o novo cadastro. O calor também não ajudou quem aguardava ser atendido.
O recadastramento para as eleições 2010, com o sistema biométrico, começou no último dia 16 de novembro. O prazo final para os eleitores de Castelo é a próxima sexta-feira (22). O atendimento é das 12h00 às 19h00, de segunda-feira a sexta-feira. As pessoas devem levar um documento de identidade, o título de eleitor e um comprovante de residência.
No município, uma grande estrutura foi montada e o número de funcionários do cartório aumentou de cinco para 27. Ao todo 28 mil eleitores estão cadastrados em Castelo.
Brasil
Em todo país, 43 municípios utilizarão o novo método nas próximas eleições. No Espírito Santo, somente dois municípios vão utilizar o sistema biométrico em 2010: Castelo e Viana. Todos os eleitores precisam se recadastrar obrigatoriamente. A expectativa é que em oito anos, todo o Brasil utilize o sistema.
Sistema Biométrico
A biometria é uma tecnologia que permite identificar a pessoa através de características biológicas únicas, como a impressão digital.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, esta forma é mais segura porque elimina a possibilidade de erro na identificação. Além disso, conclui a informatização do processo eleitoral.
Na hora da votar, o eleitor é identificado pela impressão digital e pela fotografia, impressas no documento manuseado pelo mesário. Este, não precisará mais habilitar a urna. O próprio eleitor vai liberá-la, com a impressão digital (* Fonte: TSE).