Escola estadual de Domingos Martins mostra responsabilidade com questões ambientais

A Escola Estadual Gisela Salloker Fayet, em Domingos Martins, vem se tornando exemplo quando a questão é desenvolver atividades que visem à preservação do meio ambiente e à melhoria da qualidade de vida. Na unidade de ensino, tudo se renova. A cada ano os alunos se mobilizam mais no desenvolvimento de ações de conscientização ambiental. Para o ano letivo de 2010 não será diferente.

Algumas atividades realizadas pelos alunos nos últimos anos permanecerão, como: recolhimento de óleo de cozinha da comunidade; coleta seletiva nas casas do bairro e também dos comércios, com separação de lixo seco e molhado; o plantio de mudas; e o cultivo de plantas.

Na parte de reciclagem, a unidade de ensino tem um local específico para depositar todo o material coletado até que o caminhão de lixo da empresa responsável pela reciclagem vá fazer o recolhimento.

“Tenho muito orgulho da minha escola que, frequentemente, está desenvolvendo ações em prol do meio ambiente. Já fomos premiados várias vezes por estas iniciativas, mas nossa maior recompensa é ver as pessoas conscientizadas e lutando por um mundo melhor”, conta feliz e satisfeita a diretora Maria Angelis Neves das Chagas.

Ações

O projeto “Sabão Caseiro” foi um dos que receberam reconhecimento. Com ele, a escola conquistou o “Selo Escola Solidária” em 2007 e 2009. O selo reconhece boas iniciativas, ações e projetos solidários, incluindo a escola premiada na Rede de Escolas Solidárias. A meta do projeto foi o recolhimento de óleo de cozinha, já utilizado pela comunidade, para a produção de sabão.

Outra atividade que mereceu destaque foi a “Recuperação das Nascentes”, em 2008. O projeto foi escolhido para ser apresentado na Feira do Verde, em Vitória; na Conferência Estadual do Meio Ambiente, em Afonso Cláudio; e na Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília.

O objetivo da equipe pedagógica e dos estudantes foi alertar as comunidades no entorno da unidade de ensino sobre a importância de preservar os mananciais dessa região, uma vez que perceberam uma diminuição no volume das águas e de crescente poluição no local.

Os alunos e professores fizeram um estudo sobre nascentes, córregos e rios. Os estudantes montaram maquetes que retratavam propriedades em degradação por desmatamento, por construção de hidrelétrica e outros fatores como redes de esgoto. Foram produzidos textos sobre o tema, onde os alunos debateram toda a problemática da destruição do meio ambiente e ainda plantaram mudas ao redor de algumas nascentes.

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