* Redação FMZ com informações de Sabrina Zandonade
Cinco produtores de Brejetuba que participam do Projeto ProdutorES de Água estão recebendo um incentivo financeiro por preservarem as matas de suas propriedades. O projeto é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, executado pelo Instituo Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com o Instituto Bio Atlântica (Ibio), a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).
O objetivo é gratificar produtores que contribuem para o combate à erosão e assoreamento dos corpos de água e ainda, aumento da infiltração de água no solo. Em Brejetuba, os proprietários Genair Rebuli, Andrea Vivacqua, Francisco Correa, Erdi Martinuzzo e Belarmino Uliana foram os primeiros a assinarem um contrato de três anos e receberem cheques simbólicos como reconhecimento do valor ambiental e econômico de suas florestas. A entrega dos cheques foi em dezembro passado, em evento realizado pelo Governo do Estado. O valor pago até agora aos produtores foi de R$ 23.825,00.
O ProdutorES de Água continua em andamento nas partes mais altas da bacia hidrográfica do Rio Guandu, identificadas como Brejetuba e Afonso Cláudio. Os interessados podem se cadastrar nas secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente desses municípios, que também são parceiros do projeto, juntamente com o Consórcio/ Comitê do Rio Guandu.
Em Brejetuba, conforme dados da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, as matas somam, aproximadamente, 156 hectares.