Ufes não adota nota de corte do Enem

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (02) que os alunos podem consultar a nota de corte do Enem antes de entrar no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No entanto, este procedimento não atende os candidatos a vagas nos cursos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A instituição não adota nota de corte fixa.

De acordo com a Ufes, a nota de corte do Enem é flutuante e depende do desempenho de cada candidato. Ou seja, o corte, naturalmente, será a nota do último candidato classificado, respectivamente, no preenchimento das 4.245 vagas dos 79 cursos oferecidos pela Universidade.

Caso o aluno capixaba tenha feito o vestibular em outras Universidades Federais nos demais Estados do país, ele pode ir à página do SiSU, na qual já existe um link com a inscrição. “Antes de acessar o SiSU, confira a nota de corte.” A pesquisa pode ser feita por nome, estado, instituição, campus ou curso. Lá ele saberá qual é o total de inscritos em cada opção, a nota de corte, a relação candidato/vaga e a maior nota entre os inscritos antes do login no sistema.

Notas

Somente as vagas de ampla concorrência têm as notas de corte exibidas na consulta. Segundo o MEC, a concorrência das vagas para cotistas não está disponível no sistema aberto. Neste caso, afirma o órgão, podem existir outros critérios de seleção além da nota.

As notas apresentadas pelo sistema de pesquisa são sempre um retrato da última atualização feita pelo MEC. Nas madrugadas, o SiSU fecha as inscrições para poder calcular qual é a nota de corte, que varia de acordo com as menções do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das pessoas que se inscreveram nos cursos.

A nota a que o aluno vai ter acesso pelo novo link é a que saiu do corte da madrugada – ela não é atualizada em tempo real. Com a liberação, qualquer pessoa poderá ver qual é a concorrência. A ideia é que, antes da entrada no sistema, o candidato possa avaliar se tem chances ou não no curso ao qual pretende concorrer.

O processo continua até as 23h59 desta quarta (3). Este é o último fechamento do SiSU – no dia 5, será gerada uma lista de selecionados.

Desempate

O MEC mudou na segunda-feira (1º) o último critério de desempate. Por conta de um problema “na banda larga da Região Sudeste”, de acordo com o órgão, muitos alunos tiveram dificuldade para acessar o SiSU nos primeiros dias. Com isso, o último critério de desempate, que era a hora da primeira inscrição, foi abolido.

Caso o empate persista nas notas das cinco provas, os alunos que disputam a vaga serão selecionados. (* Gazeta Online)

Confira mais Notícias

Prefeitura de Venda Nova inicia entrega de uniformes escolares para as aulas de 2025

Projeto com realidade aumentada integra astronomia e tecnologia em Muniz Freire

Inscrições abertas para concurso público de Professor e Agente de Suporte Educacional no ES

Estudantes de Conceição do Castelo visitam Santuário Nacional São José de Anchieta

Aberto período de rematrícula na rede municipal de ensino de Venda Nova

Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame

Estudantes de Conceição do Castelo produzem releituras de crônicas da Literatura Brasileira

Chamada Escolar 2025: começa período para Rematrícula na Rede Estadual de ensino