* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
O prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, se manifestou na última terça-feira (10) sobre a falta de medicamentos básicos na Secretaria de Saúde. Foi durante a prestação de contas de 2009 do Executivo, na sessão da Câmara Municipal. Ele rebateu os comentários dos vereadores, feitos na última sessão, afirmando que a situação já está resolvida.
Muitos moradores chegaram a procurar a reportagem da Rádio FMZ para reclamar da falta de alguns itens da Farmácia Básica. De acordo com o prefeito, houve um consumo acima do esperado de medicamentos em 2009, mas, paralelamente a essa demanda, a Saúde aumentou os itens da Farmácia Básica, que hoje ultrapassam 200.
A forma legal de comprar é fazer nova licitação. É proibido renovar o contrato já existente. Nova licitação já foi realizada e a situação já está resolvida, disse Dalton Perim.
Ainda segundo o prefeito, o Executivo economizou com as licitações. Estamos realizando processos licitatórios com transparência e economizando em muitas compras e prestação de serviços.
Na sessão do último dia 2, o vereador Fernando Altoé- PSDB disse que muitos munícipes reclamaram da falta de 73 itens da Farmácia Básica. Segundo Altoé, o secretário de Estado da Saúde anunciou mais verba para compra de medicamentos e a possibilidade de comprar uma listra de registro de preços para facilitar as compras. Faltou planejamento, faltou ação. E quem não pode comprar remédio, como fica? A Prefeitura tem recursos para isso.