Começa nesta quinta-feira (8) e vai até sábado (10), no Centro de Eventos de Venda Nova do Imigrante, a sétima edição da Feira Tecnológica do Agronegócio Café, a 7ª Qualicafés, e a 9ª Feira do Agronegócio Hortícola do Espírito Santo Hortifeira- 9ª Hortifeira. Paralelo à programação, será realizado o Salão da Construção.
Produtores rurais da região das montanhas do Espírito Santo e os profissionais que atuam no ramo agrícola terão a possibilidade de participar de capacitações técnicas e de conhecer as novidades aplicadas nas culturas de café arábica e de hortaliças, em toda a cadeia produtiva.
As capacitações serão coordenadas por técnicos das instituições ligadas ao sistema agrícola estadual: Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa) e vão abordar temas relacionados à realidade e aos sistemas de produção da cafeicultura na Região de Montanha no Espírito Santo, a organização da cadeia produtiva, o aproveitamento integral de alimentos e comercialização.
Os participantes poderão ainda conhecer alguns modelos desenvolvidos em outros Estados, como a cafeicultura paranaense, apresentada pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), e as normas de classificação de tomate da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).
Durante as feiras, o Centro de Eventos estará com 60 estandes para visitação, com a Mostra de Móveis, o Salão da Construção das Montanhas Capixabas, além de exposição de entidade de ensino, máquinas e insumos agrícolas. A programação ainda contará com apresentações culturais. A expectativa é que 12 mil pessoas circulem pelo local nos três dias de evento.
Cultura
Maior produtor mundial de café, o Brasil se distingue dos demais países por ser também um grande consumidor, atrás apenas dos Estados Unidos, com consumo superior a 17,5 milhões de sacas de 60 quilos em 2009, o que representa cerca de 4,5 quilos em grão por pessoa.
O café é, no Espírito Santo, o maior gerador de renda da agricultura, projetando o Estado como o 2º produtor nacional, com o cultivo de Conilon nas terras quentes e arábica nas terras frias. A produção de café representa para muitos produtores, sua principal atividade agrícola.
A cafeicultura de arábica é uma das principais atividades das Regiões Serrana e Caparaó do Espírito Santo, que são responsáveis por cerca de 74% da produção arábica capixaba. A atividade está presente em 20 mil propriedades, oferecendo trabalho a 53 mil famílias e gerando 150 mil empregos diretos. Mais de 78% dos produtores que cultivam esse café são de base familiar com área média de plantio de 4,8 hectares, em altitude de 400 a 1.200 metros.
Serviço:
7ª Qualicafés e da 9ª Hortifeira
Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman Centro, Venda Nova do Imigrante
Data: 08, 09 e 10/04
Horário: A partir das 13h30
Programação:
Dia 08 Quinta-feira
13h30 Oficina Aproveitamento Integral dos Alimentos
– Seminário Novos Rumos da Cafeicultura de Montanha
14h Palestra Realidade da Cafeicultura na Região de Montanha ES
15h Palestra Sistemas de Produção para a Cafeicultura
16h30 Palestra Experiência da Cafeicultura Paranaense
17h Abertura dos estandes
18h Abertura oficial
19h Espaço Empresarial
21h Moda de Viola
22h Sorteio de brinde aos participantes
23h Encerramento das atividades do dia
Dia 09 Sexta-feira
13h30 Oficina Aproveitamento Integral dos Alimentos
– Seminário Tomate, Organização e Qualidade
14h Palestra Organização da Cadeia Produtiva
15h Palestra Normas de Classificação de Tomate
16h30 Palestra Comercialização
17h Abertura dos estandes
21h Moda de Viola
22h Sorteio de brinde aos participantes
23h Encerramento das atividades do dia
Dia 10 Sábado
14h Abertura dos estandes
14h30 Espaço Empresarial
15h30 Espaço Empresarial
18h Mesa Redonda Uso e ocupação regular do solo
20h Moda de Viola
21h Sorteio de brinde aos participantes
22h Encerramento das atividades