O uso de boas práticas agrícolas na produção de tomate é o tema central do segundo dia de debates da 9ª Feira do Agronegócio Hortícola do Espírito Santo (Hortifeira), nesta sexta-feira (09). A adoção da produção integrada na cultura será um dos assuntos de destaque, que será discutido por técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
O evento acontece junto com a 7ª edição da Feira Tecnológica do Agronegócio Café (Qualicafés), que vai até sábado (10), em Venda Nova do Imigrante. O município é o maior produtor de tomate do Estado, com uma produção de 17.500 toneladas e 250 hectares de área plantada.
Nesta sexta-feira (09), a partir das 13h30, o especialista do Incaper, José Mauro Balbino, irá apresentar aos participantes as técnicas e as vantagens para se produzir tomate de forma sustentável. De acordo com ele, o objetivo é a sensibilização dos agricultores para que produzam dentro das normas de produção integrada, que consiste numa série de padrões de qualidade e de respeito ao trabalhador e ao meio ambiente.
O Incaper tem o projeto de implantar a produção integrada de tomate na Região Serrana. Todo mundo ganha isso: os consumidores, o meio ambiente e também os produtores, que ao apresentarem um produto de maior qualidade e que contém um certificado de boas práticas agrícolas, será possível lucrar mais no mercado, afirma.
Balbino irá também abordar experiências de sucesso de produção integrada em outras culturas no Estado, como as do morango e do mamão. O Incaper prestará acompanhamento técnico aos agricultores que desejarem aderir ao sistema.
Neste mesmo dia, também serão abordados outros temas relacionados à produção da hortaliça, como as normas de classificação de tomate e o cenário atual para comercialização.
Produção integrada
A Produção Integrada de alimentos é um sistema de exploração econômica de alta qualidade, realizado prioritariamente com métodos ecologicamente mais seguros, e orientado por mecanismos reguladores a fim de minimizar o uso de insumos e poluentes, para a obtenção de alimentos seguros e com alta qualidade, produzidos dentro dos princípios de responsabilidade social e de menor agressão ao meio ambiente. Quem adota as normas se credencia e pode receber um certificado.
9ª Hortifera e a 7° Qualicafés
A 9ª Hortifera e a 7° Qualicafés são uma realização da Seag, em parceria com a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante. O evento acontece no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, no município, e a expectativa é que 12 mil pessoas circulem pelo local nos três dias de evento.
Durante as feiras, o Centro de Eventos estará com 60 estandes para visitação, incluindo a Mostra de Móveis, o Salão da Construção das Montanhas Capixabas, além de exposição de entidades de ensino, máquinas e insumos agrícolas. A programação ainda contará com apresentações culturais.
Serviço:
7ª Qualicafés e da 9ª Hortifeira
Local: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman Centro, Venda Nova do Imigrante
Data: 08, 09 e 10 de abril
Horário: A partir das 13h30
Programação:
Sexta-feira (09)
– 13h30 Oficina Aproveitamento Integral dos Alimentos
Seminário Tomate, Organização e Qualidade
– 14h Palestra Organização da Cadeia Produtiva
– 15h Palestra Normas de Classificação de Tomate
– 16h30 Palestra Comercialização
– 17h Abertura dos estandes
– 21h Moda de Viola
– 22h Sorteio de brinde aos participantes
– 23h Encerramento das atividades do dia
Sábado (10)
– 14h Abertura dos estandes
– 14h30 Espaço Empresarial
– 15h30 Espaço Empresarial
– 18h Mesa Redonda Uso e ocupação regular do solo
– 20h Moda de Viola
– 21h Sorteio de brinde aos participantes
– 22h Encerramento das atividades
* Saiba como foi a abertura do evento ontem à noite. Clique aqui!