* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Em breve, todos os veículos que fazem o transporte escolar de alunos da rede pública de Venda Nova estarão com novo padrão. No lugar das atuais cores da bandeira do município (verde, branco e vermelho), utilizadas há pelo menos 15 anos e que são uma alusão à bandeira italiana, entrarão o branco e uma faixa amarela onde estará escrito ESCOLAR, o que já ocorre em outros municípios da região.
É uma exigência do Ministério da Educação- MEC para a continuação de repasse de verbas, apontada no relatório da Controladoria Geral da União- CGU, que realizou uma auditoria em março, no município. Venda Nova foi sorteado pela segunda vez na 31ª etapa do programa da CGU que fiscaliza a aplicação de recursos repassados pela União para a execução de programas federais.
De acordo com o secretário Municipal de Transportes, Antônio Oliveira, alguns veículos da frota já começaram a ser pintados e, por isso, não é possível de imediato resolver o problema da superlotação no transporte de estudantes para algumas localidades. Ele prometeu que, em breve, toda a frota estará circulando no novo padrão.
A mudança das cores atuais, que criam uma identidade com a imigração italiana, assim como os abrigos de passageiros de ônibus, não agrada a todos. Eu acho que seria interessante continuar com as cores atuais porque caracterizam a nossa cidade. Por que não se investe em mais ônibus para atender a localidades sem transporte escolar?, questiona Bruna Tonoli, 16 alunos, aluna do Ifes.
Outro estudante, Paulo André Venturim, 16, compartilha da mesma opinião. As novas cores não têm nada a ver com Venda Nova. Por que não revisam os motores em vez de pintar os ônibus?.
* OBS: Diante dos comentários confusos sobre a troca das cores dos ônibus escolares, fica esclarecido que isso ocorrerá somente com os veículos adquiridos pela Prefeitura com recursos federais.