‘Madrugada Viva’ aborda 422 pessoas durante o fim de semana

As ações do programa “Madrugada Viva”, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), feitas em parceria com a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), abordaram 422 pessoas durante o fim de semana no Estado. As fiscalizações foram realizadas nos municípios de Nova Venécia, São Mateus, Venda Nova do Imigrante, Linhares, Domingos Martins, Marechal Floriano e também na Grande Vitória.

Dos 422 condutores abordados, 54 foram submetidos ao teste do bafômetro e 10 e tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida – além de receber multa no valor de R$ 957,70 – por terem ingerido bebida alcoólica acima do limite permitido.

A Lei Federal 11.705/2008, conhecida como “Lei de Tolerância Zero”, determina que o motorista que tiver ingerido qualquer quantidade de álcool, por menor que seja, deverá ser punido com multa e suspensão da habilitação.

De acordo com a lei, a ingestão de bebida alcoólica associada à direção de veículo resultará em multa no valor de R$ 957,70 – infração gravíssima – além de ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses. Caso o condutor seja flagrado com uma dosagem superior 0,3 miligramas por litro de ar expelido pelos pulmões, terá que responder criminalmente, com pena de seis meses a três anos de prisão.

A ingestão de bebidas alcoólicas pode provocar no indivíduo modificações orgânicas e psicológicas. Essas modificações podem ser muito graves, impossibilitando a condução de um veículo com segurança.

Confira mais Notícias

Espírito Santo fecha primeiro semestre de 2025 com menor número de homicídios em 29 anos

Junho sem feminicídios: Espírito Santo completa 32 dias sem registro

PRF encerra Operação Corpus Christi 2025 nas rodovias capixabas e reforça alerta sobre causas de acidentes

PRF intensifica fiscalização nas rodovias federais durante Operação Corpus Christi 2025 no ES

Suspeito de violência doméstica que descumpriu medida protetiva é preso em Marechal Floriano

PRF prende foragido da Justiça em Viana

Polícia identifica adolescentes suspeitos de danificar placa em Venda Nova do Imigrante

Polícia prende suspeito de envenenar caldo de cana que matou mulher em Domingos Martins