Especial socol: processo de indicação geográfica vai começar em Venda Nova

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

Depois de expor o projeto aos produtores de socol de Venda Nova, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- Sebrae vai dar início à indicação geográfica (Saiba mais abaixo) do socol no município. A reunião, no último dia 6, com o consultor Anselmo Buzz mostrou a importância de proteger esse produto típico como patrimônio cultural e gastronômico do município.

O Sebrae vai investir R$ 160 mil no estudo que visa diagnosticar o que deve ser feito para imprimir qualidade e tradição ao socol, um embutido italiano a base de lombo de porco. O objetivo é garantir um diferencial competitivo no mercado para o produto, além da promoção regional. Os trabalhos começam em dois meses.

“Vocês devem ser orgulhar de ter o socol e têm a responsabilidade de cuidar desse patrimônio. A Europa se protege com indicação geográfica, e só a China tem mais de 2.000 produtos com origem rastreada”, disse Buzz ao grupo de 12 produtores de Venda Nova durante a apresentação. Um protocolo de intenções foi assinado nesse dia.

Com a parceria do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural- Incaper, Prefeitura de Venda Nova e Associação do Desenvolvimento do Agroturismo- Agrotur, a pesquisa vai abranger as localidades de Alto Bananeiras, Tapera e Providência, polos do agroturismo no município, e deve durar um ano e meio.

Conheça alguns exemplos de produtos com indicação geográfica:

Na Europa

-Vinho tinto de Bordeaux (França)

-Champagne (França)

-Queijo Camembert (França)

-Presunto de Parma (Itália)

-Vinho do Porto (Portugal)

No Brasil

– Café do Cerrado (Minas Gerais)

– Cachaça de Paraty (Rio de Janeiro)

– Vale dos Vinhedos (Rio Grande do Sul)

– Pampa Gaúcho (Rio Grande do Sul)

O que são Indicações Geográficas?

O conceito de indicações geográficas foi sendo desenvolvido lentamente no transcurso da história, e de forma natural, quando produtores, comerciantes e consumidores comprovaram que alguns produtos de determinados lugares apresentavam qualidades particulares, atribuíveis a sua origem geográfica, e começaram a denominá-los com o nome geográfico de procedência. Este fenômeno teve início com os vinhos, nos quais o efeito dos fatores naturais era mais evidente.

Possivelmente, quando se escolhe produtos de proveniência controlada e garantida, é normal que se disponha de um valor superior ao preço médio praticado pelo mercado, tendo em vista a confiança adquirida com a manutenção e controle das características inerentes ao artigo durante décadas de comercialização e respeito ao consumidor.

A maior demanda por tais produtos e seu preço superior facilitou o surgimento de falsificações, ou seja, a má utilização desse nome geográfico em artigos que não tinham tal procedência. Com o tempo, foram também surgindo normas específicas para regular a elaboração desses produtos e para controlar o movimento de mercadorias, objetivando oferecer maior garantia à origem dos mesmos, surgindo, então o conceito das Indicações Geográficas (* Fonte: Sebrae).

Onde encontrar socol em Venda Nova:

1) Sitio Retiro do Ipê (Família Brioschi)

Rodovia Pedro Cola- km 06- Providência- Venda Nova do Imigrante

Telefone.:(28) 3546-1024

2) Capri Nova (Família Feitosa Altoé)

Avenida Domingos Perim- Centro- Venda Nova do Imigrante

Telefone.: (28) 3546-1239

3) Sítio Família Lorenção

BR-262, km 102 (mais 500m de fácil acesso)- Tapera- Venda Nova do Imigrante

Tel.: (28) 3546-1130/ 3546-1046

* Leia amanhã a última reportagem da série especial sobre o socol de Venda Nova do Imigrante!

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)