Palestra e termo de cooperação técnica pretendem melhorar a qualidade do café em Afonso Cláudio

Atingir o produtor rural por meio de técnicos capacitados e com informações de boas práticas agrícolas são pontos fundamentais para melhorar a qualidade do café em Afonso Cláudio. Em busca de alcançar esses objetivos, nesta quarta-feira (12), foi realizada uma palestra de capacitação para os agricultores do município. Além disso, durante o evento foi assinado um convênio de cooperação técnica entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), orgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e a Prefeitura local.

A palestra aconteceu na Fazenda Roncete, localizada na comunidade do Rio da Cobra. O diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, foi quem a ministrou, passando motivação e orientações aos agricultores sobre a atual situação da cafeicultura no Estado e no município. Os cafeicultores presentes foram orientados sobre os principais pontos para a produção do café e a utilização das tecnologias necessárias para adotar os métodos de descascamento e despolpamento nas propriedades.

Convênio

Para estreitar o relacionamento entre técnicos e produtores, integrar o trabalho da Prefeitura de Afonso Cláudio e do Incaper para o desenvolvimento da agricultura, disponibilizar recursos financeiros que contribuam para o aumento da produção local; foi assinado durante a palestra, um convênio de cooperação técnica.

Na parceria de integração entre as entidades, a prefeitura de Afonso Cláudio concede ao Incaper um técnico agrícola, uma assistente administrativa e o repasse de recursos financeiros. Com isso, o Instituto oferece orientações e técnicas aos agricultores e os acompanha nos processos de capacitações com mais eficiência.

“Para ensinar a plantar, cultivar e colher, precisamos de técnicos especializados, e para desenvolver a agricultura local, é necessário que os agricultores estejam motivados e, principalmente, orientados sobre as formas adequadas de manejo. Com a palestra, teremos cafeicultores encaminhados para melhorar as lavouras de café e com o convênio, mais assistência técnica para aprimorar a produção e desenvolver a agricultura local”, afirma o chefe do escritório Incaper de Afonso Cláudio, Liondenis José de Mattos.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)