A vacinação contra a Influenza Pandêmica (H1N1), também conhecida como gripe suína, será encerrada nesta quarta-feira (02) em todo o Estado. Desde que foi iniciada a campanha nacional, no dia 8 de março, mais de 1, 3 milhão de doses foram aplicadas no Espírito Santo, alcançando no total a meta de 80% do público-alvo da campanha.
Crianças com mais de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, pessoas com doenças crônicas e adultos de 20 a 39 anos que ainda não se imunizaram devem procurar um dos cerca de 500 postos de vacinação em funcionamento até esta quarta-feira (02).
Depois desse prazo, somente as crianças que receberam a primeira dose devem retornar aos postos de vacinação para receber a segunda dose, administrada com pelo menos 21 dias de intervalo da primeira.
O Ministério da Saúde recomenda aos municípios que não cumpriram a meta em grupos já imunizados que realizem busca ativa para garantir a cobertura de 80% para todos. No Estado, ainda não foi alcançada a meta das gestantes, que atingiram 60% da cobertura; adultos de 30 a 39 anos, que alcançaram 61% da estimativa; e portadores de doenças crônicas como menos de 60 anos, que atingiram 69%.
Para a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Marta Casagrande Koehler, o balanço é positivo, com o alcance da meta dos grupos de uma forma geral. Mas quem não se vacinou não deve deixar de fazer isso. Ainda dá tempo de procurar algum posto de vacinação e ser imunizado contra a doença, afirma Marta.
Site da Saúde
No site da Sesa (www.saude.es.gov.br), a população tem acesso a um link direto para o endereço eletrônico do Ministério da Saúde, que disponibiliza as principais informações sobre a estratégia de vacinação, como o cronograma completo das cinco etapas que abrangerão os oito grupos prioritários.
Há ainda dicas de prevenção, histórico da Influenza Pandêmica (H1N1) e as últimas notícias sobre o tema. Para acessar o link, basta clicar no banner Influenza Pandêmica (H1N1), que está situado no lado direito da página principal do site.
Cobertura vacinal:
– Crianças menores de dois anos 116%
– Doentes crônicos 89% (menores de 60 anos 69% e maiores de 60 anos 179%)
– Adultos 20 a 29 87%
– Adultos 30 a 39 62%
– Gestantes 60%
– Trabalhadores em saúde 121%
– Indígenas 84%
– Total de pessoas vacinadas no Estado 1.335.887 milhão