Mais de 11 mil moradores serão beneficiados com água tratada em Ibatiba

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) assinou, na manhã desta terça-feira (8), ordem de serviço para início das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Ibatiba, na região da Serra do Caparaó, no Espírito Santo. Serão investidos R$ 2,8 milhões na melhoria dos sistemas de distribuição e tratamento de água que vão beneficiar mais de 11 mil moradores.

A solenidade de assinatura foi realizada no plenário Eden Faustino Bernardo, na Câmara Municipal de Ibatiba. O evento contou com a presença do diretor-presidente da Cesan, Paulo Ruy Valim Carnelli; do diretor de Operação do Interior, Carlos Fernando Martinelli; além de empregados da Companhia, lideranças e autoridades do município.

Em seu pronunciamento, Carnelli destacou que a obra é o cumprimento de um compromisso firmado entre a Cesan e o município de Ibatiba. Ele lembrou ainda que o investimento só foi possível devido ao empenho do Governo do Estado, por meio da Cesan que, agora, economicamente recuperada, tem capacidade para investir na melhoria dos serviços de água e esgoto nos municípios onde atua.

O presidente anunciou também que a Companhia já contratou a elaboração dos projetos de engenharia para implantação do sistema de esgotamento sanitário em Ibatiba. “Além de melhorar a qualidade do abastecimento de água, pretendemos melhorar a qualidade dos rios, com a implantação de coleta e tratamento de esgoto no município. Porém, a responsabilidade de cuidar dos mananciais não é só do Governo e da Cesan, mas de toda a sociedade. Cada fazendeiro, agricultor e cidadão deve se responsabilizar pela preservação. O investimento que está sendo realizado hoje em Ibatiba foi necessário devido à degradação do rio, que prejudica o abastecimento de água para a população”, concluiu.

Já Carlos Fernando Martinelli destacou que o investimento em Ibatiba é o maior realizado em melhorias do abastecimento de água nos municípios do interior. “O projeto foi desenvolvido para acompanhar o crescimento populacional da cidade durante os próximos 20 anos, garantindo água de qualidade e desenvolvimento sustentável para o município”, explicou.

A previsão é que as obras sejam concluídas em 12 meses. Serão implantados mais de 12 mil metros de redes de distribuição, duas elevatórias e três reservatórios com capacidade total para armazenar mais de 700 mil litros de água tratada. Também serão realizados investimentos na captação e na estação de tratamento de água do município.

As obras fazem parte do Programa Águas Limpas, que entre 2003 e 2011, vai investir mais de R$ 1 bilhão em obras de água e esgoto nos municípios atendidos pela Cesan. É a maior aplicação de recursos em saneamento já realizada no Espírito Santo.

* Informações ao cliente: 115 – atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do ES

Chuvas deixam 70 desabrigados e quase mil desalojados em todo o Espírito Santo

Prefeitura de Venda Nova terá novo horário de expediente a partir da próxima segunda-feira (13)

Oito famílias ficaram desalojadas devido às chuvas em Venda Nova do Imigrante

Chuva forte causa alagamentos em ruas e interdita a BR 262 em Venda Nova do Imigrante

Carreta cai de ponte e motorista preso às ferragens é salvo pelos bombeiros na BR-262

Parques capixabas estarão fechados no Ano Novo

Feiras do Espírito Santo são tema de novo documentário produzido pelo Incaper