Com o objetivo de agregar valor e aumentar a produção de cafés de qualidade superior no município de Marechal Floriano, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realizará nesta quarta (14) e quinta-feira (15) um Curso de Café para capacitar 15 produtores rurais. O objetivo é ensiná-los sobre os cuidados com a lavoura e com a propriedade para produção de café de boa qualidade.
O curso será realizado no Salão Comunitário da Igreja Católica da comunidade de Santa Maria, das 8 às 17 horas, e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Domingos Martins e Marechal Floriano.
O município de Marechal Floriano é referência na produção de café de qualidade no Espírito Santo, produzindo aproximadamente 11 mil sacas de café arábica descascado. Para que esta produção continue em expansão, o Incaper contribui para o desenvolvimento da cafeicultura em Marechal Floriano, por meio de cursos, dias de campo e outros tipos de capacitação sobre a cultura do café.
De acordo com o extensionista do Incaper, Ubaldino Saraiva, o curso vai passar todas as informações sobre a produção de café. “O nosso foco é produzir uma bebida de maior qualidade e para isso é preciso que o produtor tome todas as precauções desde a escolha das mudas até o manejo do pós-colheita, todos os processos contribuem para a produção de um café de qualidade”, afirma.
Um segundo módulo do curso de café está previsto para acontecer até o final de janeiro de 2012. A meta é reforçar quais as etapas necessárias para que a bebida possa ter um maior valor agregado. A produção de café arábica em Marechal Floriano é de 75 mil sacas ao ano.