Espírito Santo ganha mais uma unidade do Incaper

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) inaugura, neste sábado (26), a sua 84° unidade de atendimento aos agricultores familiares do Estado. O novo escritório será no distrito de Garrafão, em Santa Maria de Jetibá, onde se concentra mais da metade da produção de morango do Estado. O objetivo é prestar, com mais eficiência, assistência técnica aos produtores rurais da comunidade e fortalecer a produção no local.

A inauguração será às 13 horas, durante a abertura da 1° Feira Estadual do Morango de Santa Maria de Jetibá, que é o município maior produtor da fruta do Estado. O evento acontece neste sábado (26), das 14 às 21 horas, e domingo (27), das 9 às 16h30, na Fazenda Gonçalves, na localidade de Garrafão. O evento contará com diversos estandes, painéis técnicos, oficinas e shows musicais, e a expectativa é que passem pelo evento mais de mil pessoas.

“Prestar assistência técnica a todos os agricultores familiares do Estado, propiciando o desenvolvimento da agricultura capixaba, é a principal missão do Incaper. A inauguração de mais uma unidade do Instituto tem como objetivo atender ainda melhor os produtores da região e acompanhar de maneira mais próxima os agricultores da comunidade de Garrafão”, afirma o diretor presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.

Com cerca de 80 hectares de área plantada e aproximadamente 450 produtores, a região do distrito do Garrafão concentra a maior produção de morango do Estado. “O distrito fica a 50Km do escritório do Incaper situado na sede de Santa Maria de Jetibá. Por isso, a distância muitas vezes dificultava o acompanhamento dos agricultores. Uma unidade em Garrafão, com infraestrutura própria, irá facilitar muito o acesso dos produtores aos técnicos do Instituto”, afirma o engenheiro agrícola do Incaper de Santa Maria de Jetibá, Mario Cézar Ewald.

Unidade de processamento de frutas

Durante o evento também será inaugurada uma Unidade de Processamento de Frutas, que terá como objetivo desenvolver a agroindústria local. O principal foco será a produção de polpas de fruta para sucos, mas também haverá a possibilidade de confecção de outros produtos, como geleias e doces.

De acordo com o engenheiro agrícola do Incaper, Mario Ewald, a Unidade é uma forma de agregar valor à produção de frutas no município, transformando a matéria-prima em subproduto. “O processamento das frutas aumenta a rentabilidade da atividade, por proporcionar o melhor aproveitamento da produção, além de favorecer a comercialização”, afirma.

A Unidade é uma ação da Secretaria de Estado da Agricultura, em parceria com a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá. O Incaper atuou por meio da elaboração do projeto junto à Associação dos Moradores e Agricultores Familiares de Garrafão.

Painéis Técnicos

Durante a 1° Feira do Morango, haverão painéis técnicos realizados pelo Incaper. O objetivo é transmitir técnicas modernas de produção da fruta para desenvolvimento da atividade na região. As palestras acontecem no sábado (26), das 14 às 17 horas, e terão como tema produção de mudas de qualidade e pós-colheita.

Programação:

26 de junho

13h – Abertura oficial e pronunciamento das autoridades;

Assinatura de Convênios;

Ordem de serviço da quadra de esportes;

Entrega de equipamentos para agroindústria;

Instalação do Escritório do Incaper;

Inauguração do Telecentro digital;

Inauguração da Unidade de Processamento de Frutas;

Inauguração da ampliação da EMEIEF “Antônio Gonçalves”

14h – Abertura dos estandes

14h15 – Painel Técnico I – Tema: Produção de Mudas de Qualidade

Palestrante: César Pereira Teixeira – Incaper

15h45 – Painel Técnico II – Tema: Pós-colheita

Palestrante: José Mauro de Souza Balbino – Incaper

Oficinas (atividades paralelas)

14h – Oficina de Culinária com Morango

15h45 – Oficina de Culinária com Morango

18h – Show com Pedrinho e Banda Harmonia do Forró

20h – Eleição da Rainha do Morango

21h – Forró com a Banda Megahits

27 de junho

9h – Culto Ecumênico

11h – Almoço

11h Show de Concertina – Ponathinho, Erineu Seidler e Geraldo Friedrich

16h – Sorteio de rifa

16h30 – Show Musical com Xiru do Sul e Liliajane Mallmann

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)