O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) inaugura, neste sábado (26), a sua 84° unidade de atendimento aos agricultores familiares do Estado. O novo escritório será no distrito de Garrafão, em Santa Maria de Jetibá, onde se concentra mais da metade da produção de morango do Estado. O objetivo é prestar, com mais eficiência, assistência técnica aos produtores rurais da comunidade e fortalecer a produção no local.
A inauguração será às 13 horas, durante a abertura da 1° Feira Estadual do Morango de Santa Maria de Jetibá, que é o município maior produtor da fruta do Estado. O evento acontece neste sábado (26), das 14 às 21 horas, e domingo (27), das 9 às 16h30, na Fazenda Gonçalves, na localidade de Garrafão. O evento contará com diversos estandes, painéis técnicos, oficinas e shows musicais, e a expectativa é que passem pelo evento mais de mil pessoas.
Prestar assistência técnica a todos os agricultores familiares do Estado, propiciando o desenvolvimento da agricultura capixaba, é a principal missão do Incaper. A inauguração de mais uma unidade do Instituto tem como objetivo atender ainda melhor os produtores da região e acompanhar de maneira mais próxima os agricultores da comunidade de Garrafão, afirma o diretor presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo.
Com cerca de 80 hectares de área plantada e aproximadamente 450 produtores, a região do distrito do Garrafão concentra a maior produção de morango do Estado. O distrito fica a 50Km do escritório do Incaper situado na sede de Santa Maria de Jetibá. Por isso, a distância muitas vezes dificultava o acompanhamento dos agricultores. Uma unidade em Garrafão, com infraestrutura própria, irá facilitar muito o acesso dos produtores aos técnicos do Instituto, afirma o engenheiro agrícola do Incaper de Santa Maria de Jetibá, Mario Cézar Ewald.
Unidade de processamento de frutas
Durante o evento também será inaugurada uma Unidade de Processamento de Frutas, que terá como objetivo desenvolver a agroindústria local. O principal foco será a produção de polpas de fruta para sucos, mas também haverá a possibilidade de confecção de outros produtos, como geleias e doces.
De acordo com o engenheiro agrícola do Incaper, Mario Ewald, a Unidade é uma forma de agregar valor à produção de frutas no município, transformando a matéria-prima em subproduto. O processamento das frutas aumenta a rentabilidade da atividade, por proporcionar o melhor aproveitamento da produção, além de favorecer a comercialização, afirma.
A Unidade é uma ação da Secretaria de Estado da Agricultura, em parceria com a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá. O Incaper atuou por meio da elaboração do projeto junto à Associação dos Moradores e Agricultores Familiares de Garrafão.
Painéis Técnicos
Durante a 1° Feira do Morango, haverão painéis técnicos realizados pelo Incaper. O objetivo é transmitir técnicas modernas de produção da fruta para desenvolvimento da atividade na região. As palestras acontecem no sábado (26), das 14 às 17 horas, e terão como tema produção de mudas de qualidade e pós-colheita.
Programação:
26 de junho
13h Abertura oficial e pronunciamento das autoridades;
Assinatura de Convênios;
Ordem de serviço da quadra de esportes;
Entrega de equipamentos para agroindústria;
Instalação do Escritório do Incaper;
Inauguração do Telecentro digital;
Inauguração da Unidade de Processamento de Frutas;
Inauguração da ampliação da EMEIEF Antônio Gonçalves
14h Abertura dos estandes
14h15 Painel Técnico I Tema: Produção de Mudas de Qualidade
Palestrante: César Pereira Teixeira Incaper
15h45 Painel Técnico II Tema: Pós-colheita
Palestrante: José Mauro de Souza Balbino Incaper
Oficinas (atividades paralelas)
14h Oficina de Culinária com Morango
15h45 Oficina de Culinária com Morango
18h Show com Pedrinho e Banda Harmonia do Forró
20h Eleição da Rainha do Morango
21h Forró com a Banda Megahits
27 de junho
9h Culto Ecumênico
11h Almoço
11h Show de Concertina Ponathinho, Erineu Seidler e Geraldo Friedrich
16h Sorteio de rifa
16h30 Show Musical com Xiru do Sul e Liliajane Mallmann