Geral

Região de montanhas do Estado ganha serviço do Samu 192

Hoje (2), o Governo do Estado lança oficialmente a expansão do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192), para Marechal Floriano, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante. A solenidade será às 8 horas, no Espaço da Italemanha, na Sede de Marechal.

O serviço, que beneficiará 65.779 capixabas, começa a funcionar a partir das 10h de amanhã (02), com duas ambulâncias – uma de suporte básico, que ficará na base de Marechal Floriano, e outra de suporte avançado, em Venda Nova do Imigrante. Para acionar o Samu, os moradores ligarão para o número 192. Os atendimentos telefônicos e as regulações médicas serão feitas na base principal, que fica localizada em Vitória.

A iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) representará a abrangência de trechos de importantes rodovias federais que cortam o Estado, como a BR 262. Com isso, haverá diminuição no tempo-resposta dos atendimentos aos acidentes nesses locais, que geralmente são graves e envolvem múltiplas vítimas.

A Sesa é responsável por 70% dos custos. Somente em 2009, a Secretaria repassou ao Samu 192 o total de R$ 10 milhões. E, somente para efetuar a expansão do serviço, a Sesa desembolsará mais R$ 1,52 milhão por ano. A administração do serviço fica por conta da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

O Samu 192 atende somente aos casos de urgência e emergência, que são os que podem causar um risco de morte para a pessoa ou de sequela irreparável, como: traumas por acidentes, vítimas de arma branca ou arma de fogo, queda por altura, paradas respiratórias e crises convulsivas. Ou seja, pessoas que necessitam de socorro imediato.

Com a expansão, o serviço contará com 22 ambulâncias, que atenderão a 10 municípios do Espírito Santo: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão, Guarapari (Região Metropolitana), Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins (Região Serrana), abrangendo um total de 1,7 milhão de capixabas.

Em 2009, o Samu 192 recebeu 590.521 ligações, sendo que 65.253 (ou 11%) foram atendimentos médicos, com 33.700 envios de ambulância. Entre os atendimentos realizados por ambulância, 45% foram por causas externas (queda, intoxicação, ferimentos por arma de fogo e branca e acidente de trânsito), 41% devido a causas clínicas (crise convulsiva, falta de ar severa, suspeita de acidente vascular cerebral e infarto) e 14% causas pediátricas, psiquiátricas ou gestantes em trabalho de parto.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho