Em uma disputa emocionante contra o Rio de Janeiro, os paulistas (foto) conquistaram o título do Campeonato Brasileiro de Vôlei Juvenil Masculino por 3 sets a 0, com parciais de 25 a 17, 25 a 16 e 25 a 22. O terceiro lugar ficou com o Paraná, que venceu o Rio Grande do Sul por 3 sets a 0. Os jogos aconteceram ontem (4), no Ginásio de Esportes Theodoro Schwambach, na sede de Domingos Martins.
O São Paulo chegou à final depois de uma campanha vitoriosa no campeonato. No jogo de estreia, a equipe venceu o Santa Catarina por 3 sets a 1. Na segunda partida, passou pelo Pernambuco por 3 sets a 0 e na terceira rodada derrotou o Pará por 3 sets a 2. Nas quartas de final, os paulistas enfrentaram os paraenses novamente e venceram por 3 sets a 0. Na semifinal, o time derrotou o Paraná por 3 sets a 1.
Chegamos até aqui graças ao comprometimento e dedicação desses jovens atletas, conseguimos consolidar a união do grupo e isso fez toda a diferença, avalia o técnico paulista Pedro Uevara.
Na classificação geral, o quarto lugar ficou com o Rio Grande do Sul, seguido por Minas Gerais, Pará, Espírito Santo, Distrito Federal, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Já as seleções de Santa Catarina, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Ceará, Paraíba e Maranhão disputam a segunda divisão do campeonato em 2011.
Espírito Santo
Apesar da sétima posição na classificação geral, os capixabas continuam no grupo de elite do voleibol nacional. A equipe venceu o Mato Grosso do Sul por 3 sets a 0 no jogo de estreia. Na segunda rodada, a vitória por 3 sets a 0 foi contra o Maranhão por WO. No jogo seguinte, a Seleção Capixaba perdeu para o Rio de Janeiro, por 3 sets a 0. Nas quartas de final, a equipe foi eliminada pelo Paraná por 3 sets a 2.
Para o técnico Gilson Bispo, a participação da equipe foi positiva. Conseguimos atingir o objetivo de ficar entre as oito melhores equipes, mas o mais importante é que o voleibol capixaba continua no cenário nacional. Durante 15 anos o Espírito Santo ficou fora da elite do voleibol brasileiro, mas com o trabalho desenvolvido atualmente conseguimos trazer a equipe para o grupo das melhores seleções do país, analisa.
Grandes nomes do vôlei
O Campeonato Brasileiro de Vôlei Juvenil Masculino contou com a participação do técnico da Seleção Brasileira de Vôlei Juvenil Masculino, Percy Oncken. No comando da seleção há 19 anos, o técnico veio acompanhar os jogos. Sempre acompanho as competições para descobrir novos destaques para a seleção, explica.
Outro grande nome do vôlei presente na competição foi Douglas Chiarotti, ex-meia de rede da Seleção Brasileira campeã dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. O ex-jogador está no comando da equipe de Minas Gerais há três anos.
A final do campeonato contou ainda com a participação do capixaba Rodrigo, mais conhecido como Rivaldo. Com as malas prontas para atuar na Rússia, o atleta foi descoberto em um jogo em Domingos Martins. Competições como esta são um incentivo para os jovens que estão começando, finaliza o jogador.