* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Um grupo de 75 pessoas de Omã, país da Arábia, mudou a rotina nas propriedades do agroturismo de Venda Nova na manhã desta quinta-feira (22). Eles, que são técnicos em mineração e estão em treinamento na Vale desde o último dia 14, aproveitaram o dia livre para fazer um tour nas montanhas capixabas.
Acompanhado por intérpretes, o grupo visitou as fazendas Carnielli e Saúde. Na primeira propriedade, viram café no pé e se deliciaram com os queijos e iogurtes. Gostei muito da natureza e do clima desse lugar, disse Mariya, uma das únicas três mulheres da comitiva.
Albertina Zandonade Carnielli, que já recebeu visitantes da Rússia e do Japão, disse que é a primeira vez que atende a um grupo de origem árabe. O sogro da vendanovense, Domingos Carnielli, 83 anos, reparou que eles pelo menos aprenderam a falar obrigado. Nunca vi tanta gente diferente aqui.
* Assista ao vídeo da recepção na Fazenda Carnielli!
Na Fazenda Saúde, o almoço teve que ser sem carne vermelha, já que na tradição muçulmana se deve retirar, de forma assistida, todo o sangue do animal antes de prepará-lo. Por isso, o cardápio não poderia ser melhor: filé de tilápia.
Depois de Venda Nova, a excursão seguiu para Pedra Azul e Campinho, em Domingos Martins.
Segundo um intérprete, o grupo ficará no Brasil durante três meses para acompanhar o processo de pelotização da Vale. A mineradora abriu um polo em Omã e, entre os trainees, poderão sair futuros funcionários.
** Veja mais imagens na Galeria de Fotos do site!