* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
O serviço móvel de urgência pré-hospitalar, o Samu 192, está há pouco tempo na Região Serrana Capixaba. Talvez por isso, muitos moradores ainda desconhecem as prioridades do atendimento, que é para casos mais graves.
O caso de um homem que sofreu um ataque de epilepsia na noite da última terça-feira (10), na avenida Beira-Rio, em Venda Nova, e teve o atendimento negado pela equipe do Samu, intrigou alguns populares. Mas, afinal, quando acionar o Samu 192?
O Samu 192 realiza o atendimento de urgência e emergência – ou seja, casos que apresentam risco de morte ou de sequela irreparável. O atendimento é realizado em residências, locais de trabalho e vias públicas, sendo o socorro feito após chamada gratuita para o telefone 192.
A ligação é atendida por técnicos e, ao identificar a emergência, transfere para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o solicitante sobre as primeiras ações.
É importante que a pessoa que solicita o serviço do Samu 192 passe o máximo de informações possível e com calma, para que o médico regulador possa identificar a gravidade do caso e enviar a ambulância o mais prontamente possível, se for necessário.
O médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: que vai desde uma orientação médica ao envio de ambulância.
O Samu 192 destaca que diariamente, são realizadas cerca de 2.000 chamadas ao serviço e a prioridade é para os casos graves.
* Com informações da assessoria de imprensa da Sesa