Cidades

Casa Lar de Domingos Martins é instalada

Na última quinta-feira (12), começou a funcionar a Casa Lar “Pecinhas para Unir” de Domingos Martins. A unidade acolherá crianças e adolescentes com idades entre zero e 17 anos incompletos em situação de vítima encaminhadas pelo Ministério Público e Conselho Tutelar, este último em caso de emergência.

O local tem capacidade para receber até oito crianças e adolescentes e dois bebês, que serão acompanhadas diariamente por educadores sociais, receberão todos os serviços necessários e seguirão uma rotina normal de atividades. O objetivo é reproduzir um ambiente familiar.

A casa, alugada pela Prefeitura na sede do município, possui três quartos, dois banheiros, cozinha, copa, sala, área de serviços e despensa. O recurso para equipamento do local foi destinado pelo Fundo Municipal da Infância e do Adolescente (FIA), que recebe valores de multas aplicadas pelo Ministério Público.

Para o promotor de justiça da Comarca de Domingos Martins, Evaldo Teixeira, a instalação da casa lar garante a permanência e desenvolvimento dessas crianças e adolescentes perto do convívio familiar e no lugar de origem. “Esta casa não é para internação de adolescentes infratores e sim para acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vítima em seu ambiente familiar. Em Domingos Martins há algumas crianças nessas situações, mas que até hoje eram encaminhadas para outros municípios. Hoje temos sete crianças em casas lares de outros municípios e outras que precisam ser encaminhadas para esse tipo de unidade.”

“Há pouco mais de um ano iniciamos a construção do projeto da casa lar para o município com a assistência do Ministério Público e o apoio de conselhos e secretarias municipais. Este é o primeiro serviço de assistência social de alta complexidade oferecido no município”, destaca a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabíola Gegenheimer Pereira.

A Casa Lar “Pecinhas para Unir” também está à disposição para receber voluntários para desenvolvimento de atividades artesanais e recreativas, dentre outras. Interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Também está em andamento a campanha para arrecadar roupas e brinquedos para as crianças e adolescentes acolhidos.

Confira mais Notícias

Secretária do Governo dialoga com comunidade de Pedra Azul sobre drenagem do rio próximo ao Morangão

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

Eleitores de Venda Nova que não coletaram a biometria receberão mensagens via SMS

Parque estadual é criado no ES para proteger uma das aves mais raras do mundo

Campanha nacional ‘Corra para as Montanhas Capixabas’ amplia visibilidade do destino e mira mais turistas

Lista de empregos em Venda Nova e região é atualizada; veja as vagas!

Contran aprova resolução que acaba com obrigação de aula em autoescola para CNH