Cidades

Tempestade causa danos em Venda Nova

Um início de primavera com ares de verão. Vários moradores de Venda Nova tiveram prejuízos com a tempestade ocorrida domingo, 24 de setembro, por volta das 11h30. Foram poucos minutos, mas o suficiente para destruir vegetações e telhados de casas na sede do município.

A sede do Rio Branco Futebol Clube, no centro, foi o local mais atingido. As telhas que cobrem o segundo pavimento foram todas arrancadas com a força do vento. A maioria foi parar nos quintais das casas vizinhas e no meio da Avenida Domingos Perim.

Durante a tempestade, acontecia um jogo entre uma equipe infantil local e outra de Vitória. O treinador da escolinha do Rio Branco, Márcio Willian, relata que até os jogadores perderam o equilíbrio em campo com a força do vento e a partida precisou ser interrompida.

Na rua, os estragos ficaram visíveis: árvores derrubadas ou destruídas, telhas quebradas e alagamento em alguns trechos. Que se tem notícia, muitos moradores tiveram móveis e objetos destruídos. A costureira Aparecida Pezenato, vizinha do estádio do Rio Branco, conta que chegou a se esconder no banheiro com medo da chuva. “A água entrou dentro de casa e molhou móveis e material de trabalho. Foi um susto”.

Já no interior do município, pelo menos foi o que a Prefeitura informou, não houve danos. Entretanto, a Prefeitura colocou os tratores nas ruas nesta segunda pela manhã para limpar a sujeira deixada pela chuva no centro da cidade e em outros bairros.

Instituto prevê primavera com temperaturas acima da média histórica (Fonte Folha Online)

A primavera deste ano, que começou no último dia 23, deverá ter temperaturas acima da média histórica em todo o país, segundo previsão do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Na região central (perto de Araraquara), as temperaturas ficarão acima da máxima média, que varia entre 26ºC e 30ºC. Para o norte do Estado (nas proximidades de Ribeirão Preto), o Cptec prevê temperaturas iguais ou superiores à média variável, de 30ºC a 34ºC.

Segundo Hélio Camargo, responsável pelo grupo operacional de previsão climática do Cptec, ainda não é possível afirmar se esta será a primavera mais quente dos últimos anos. “A previsão não é quantitativa, mas qualitativa. Temos temperaturas médias históricas. Por enquanto, dá para dizer que a primavera terá temperaturas acima dessas médias, como já ocorreu em outros anos”, explicou.

Em 2005, a primavera teve, segundo dados do Cptec, temperaturas de 1ºC a 2ºC acima das médias históricas.

* Publicada em 25/09/2006

Confira mais Notícias

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio sobe para R$ 150 milhões

Mulher morre após carreta cair de ponte na BR 262 em Domingos Martins

CNJ acaba com aposentadoria compulsória como punição máxima para juiz

RuralturES 2026 reúne as principais rotas e roteiros turísticos do Espírito Santo em um só espaço

Torta de morango vira aula de cultura e tradição para estudantes

Caminhos da Mata Atlântica Capixaba: roteiro de turismo sustentável será lançado na RuralturES

Confira as novas vagas de emprego em Venda Nova e região

Incêndio destrói apartamento em Venda Nova do Imigrante

plugins premium WordPress