Africanismo na Casa da Cultura no próximo domingo (19)

Dentro do projeto “Circulação Cultural”, da Secretaria de Estado da Cultura, o músico Fábio Carvalho, o grupo Manguerê e convidados se apresentam, no próximo domingo (19), na Casa da Cultura de Venda Nova com o show “Africanismo”. A apresentação será a partir das 20h, com entrada gratuita.

O espetáculo conta com repertório marcado pela diversidade rítmica, resultado do intenso intercâmbio sonoro entre a África e o Brasil. Desse casamento surgiram ritmos como o congo, maracatú, afoxé, samba, ciranda, aguerê, que foram incorporando novas influências, gingas e milongas até chegar ao samba rock, ao funk e ao RAP.

Músicas como “Ajuda eu Tambor” (colhida das Bandas de Congo do Espírito Santo), “Ya Ya Massemba” (agueré com samba de roda de Roberto Mendes e Capinãn), “Quantas Lágrimas” (samba de raiz composto por Manacéia), “Voltei Amor” (samba rock de Carlos Fritz e Joãozinho Carnavalesco), e “Cada Macaco no Seu Galho” (um coco de Riachão), fazem parte do repertório do espetáculo, que tem como propósito preservar e divulgar a música negra.

Quem são

Fabio Carvalho é capixaba, nasceu em Vitória. Músico percussionista, devoto de São Benedito, estudioso da cultura do Espírito Santo (congo) e de ritmos regionais brasileiros. Foi um dos fundadores e integrante durante dez anos da Banda Manimal, Tocou em várias capitais brasileiras e fez 4 turnês pela Europa tocando em vários Festivais como: Expo 98 (Portugal e Itália), Sfinks (Bélgica – 1999), El Greek (Espanha – 1999), Pole – Pole (Bélgica – 2006), Catalunia e Festigal – Santiago de Compostela (Espanha – 2006), Copa das Cultura (Alemanha – 2006), Parcur (França – 2006) e Inglaterra (2006).

O Grupo Cultural Manguerê é formado por 10 jovens com idades entre 14 e 26 anos, da Ilha das Caieiras e Grande São Pedro. É resultado do projeto “Manguerê – Ponto de Cultura do Brasil”, desenvolvido pelo Centro Cultural Caieiras, CECAES, e se caracteriza pelo estudo dos ritmos regionais brasileiros assim, como a cultura Hip-Hop e a fusão de todas estas sonoridades. Já se apresentou dentre outros programas e eventos no Encerramento do Festival de Cinema de Jovens Realizadores do Mercosul, do Destino Brasil Musica – Um Outro Som – Canal Brasil, do Programa Conexão Geral– Rede Gazetas, no Teatro Tom Jobim – Jardim Botanico – Rio de Janeiro e no Teia Brasil – Tambores Digitais em Fortaleza 2010.

Confira mais Notícias

Religião

Vendanovense é ordenado diácono permanente da Diocese de Cachoeiro

Recursos

Seminário vai capacitar fazedores da cultura para o 2º ciclo da Lei Aldir Blanc

Morango do amor divide espaço com tortas gigantes em tradicional festa do ES

Baile dos Universitários volta a ser realizado neste sábado (26)

Conheça as candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta 2025

Trânsito de Venda Nova sofrerá alterações para a Serenata Italiana neste sábado (12)

Concerto com música à luz de velas em Pedra Azul na programação do 30º Festival de Inverno

30º Festival de Inverno de Domingos Martins confirma primeiras atrações; inscrições para oficinas estão abertas