Geral

Medidas para prevenir acidentes envolvendo motociclistas

Órgãos e secretarias do Governo do Estado se uniram para desenvolver medidas que visam a reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas. Algumas ações serão realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito, que vai até o sábado (25). O Espírito Santo é o único Estado do Brasil onde o tema da Semana será diferente. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) definiu como tema a cadeirinha e o cinto de segurança. Porém, aqui, devido ao grande número de acidentes envolvendo motos, as atenções serão voltadas aos motociclistas.

A motivação para concentrar esforços para diminuir o número de acidentes está no grande número de vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. Em 2006, o número de atendimentos a vítimas, feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), foi 461. Em 2007, o número de atendimentos foi 957; em 2008, 1.506 em 2009 foram 3.512 atendimentos a acidentados e até junho de 2010, foram 2.127 atendimentos.

As ações do Governo para prevenir acidentes foram apresentadas na tarde desta segunda-feira (20) durante entrevista coletiva. Estiveram presentes o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), Marcelo Ferraz; diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES), Eduardo Mannato; o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente coronel Marcos Tadeu Celante; o gerente da Rede de Atenção à Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Márcio Lameri, e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Fábio Rodrigues da Silva.

Vídeo

Entre as medidas para prevenir acidentes envolvendo motociclistas está a produção de um vídeo documentário que será disponibilizado para todos os Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Espírito Santo e que será utilizado como complemento às aulas teóricas para obtenção da habilitação, em palestras e cursos de reciclagem.

O vídeo tem duração de 12 minutos e possui cenas reais, de vítimas de acidentes de trânsito que foram flagradas durante o trabalho de socorro das equipes do Samu-192. O filme vai além do resgate das vítimas e mostra o processo de reabilitação dos acidentados, as sequelas e a angústia dos familiares.

Também estão presentes no material, depoimentos de motociclistas sobre o comportamento do condutor de moto no trânsito, os riscos da direção e o testemunho de acidentados.

Segundo o diretor geral do Detran|ES, Marcelo Ferraz, a integração entre as secretarias e órgãos do Governo é fundamental para um bom resultado. “Unir esforços, experiências e trabalhar em conjunto é importante para que nosso objetivo, de prevenir acidentes com motos, seja alcançado”, afirma.

Saúde

O aumento no número de vítimas de acidente de trânsito, especialmente envolvendo motocicletas, vem gerando uma sobrecarga no atendimento de urgência e emergência nos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Dados do Samu-192 mostram que o número de vítimas de acidentes motociclísticos aumenta significativamente a cada ano. Em 2009 foram 3.512 atendimentos contra 461 em 2006. Segundo dados da Sesa, o Estado gasta cerca de R$ 8,4 mil por paciente/mês vítima de acidente de trânsito. A média de permanência desses pacientes no hospital é de 10 dias.

No Hospital Estadual Central, inaugurado em dezembro de 2009, 43% dos procedimentos realizados são de vítimas de acidentes de trânsito. Já no Hospital Estadual São Lucas, especializado em trauma, esse número chega a 60%.

Para o gerente da Rede de Atenção à Urgência e Emergência da Sesa, Márcio Lameri, é importante a ação integrada de Governo focada na melhor formação dos motociclistas e educação no trânsito para reduzir o número de ocorrências de acidentes.

“Temos visto o aumento do número de acidentes graves e, para cada vítima fatal, temos três sequelados graves. A ação integrada do Governo irá favorecer a toda a população que necessita de atendimento, desonerando a porta de entrada de urgência e emergência dos hospitais de agravos que podem ser evitados com medidas preventivas”, destacou Márcio.

PRF

A Polícia Rodoviária Federal também está realizando ações durante a Semana Nacional de Trânsito. Durante toda a semana, estão sendo realizadas blitze com foco na utilização do cinto de segurança, da cadeirinha infantil e no motociclista.

As ações acontecem em municípios da Grande Vitória e também no interior do Estado. Nesta segunda-feira (20), vários motociclistas foram abordados e receberam orientações sobre a importância de utilizar os equipamentos obrigatórios. Durante a fiscalização, quatro motoristas foram multados por não transportarem seus filhos menores de 7,5 anos de maneira correta.

Blitze educativas

A Policia Militar e o Detran|ES realizam, durante toda esta semana, blitze educativas para motociclistas, em quatro municípios com a maior frota de motos da Grande Vitória. As ações ocorrem em Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica.

Durante as abordagens, os motociclistas que forem flagrados cometendo infrações de trânsito não vão receber multa, mas terão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida e receberão uma licença provisória para pilotar. Para conseguir reaver a CNH, o condutor deverá comparecer a um dos pontos de entrega, onde somente será devolvida sua habilitação depois que o motociclista assistir a uma palestra educativa e ao filme desenvolvido pelo Detran|ES com os demais parceiros.

Os condutores flagrados nas blitze desta segunda (20) e terça-feira (21) deverão comparecer à sede do Detran|ES, em Vitória, para assistir à palestra. Os motociclistas flagrados na quarta (22) e quinta-feira (23) deverão ir ao Sest/Senat, em Cariacica; e os abordados na sexta-feira (24) deverão comparecer à sede do Batalhão de Trânsito, em Vitória. Todos os eventos serão realizados às 19 horas.

Durante as blitze, os motociclistas abordados também vão receber material educativo informando sobre o Artigo 244, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê a suspensão da CNH apenas com o cometimento de uma infração. Andar sem o capacete, por exemplo, é uma infração que leva à suspensão direta da habilitação, mesmo que o condutor não tenha atingido 20 pontos.

O comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente coronel Marcos Tadeu Celante Weolffel, afirma que as abordagens a motociclistas serão intensificadas e destaca os procedimentos que serão adotados durante a fiscalização nesta semana.

“Todos os dias a Polícia Militar estará presente em pontos específicos para as abordagens da Operação Cavalo de Aço. A ação, que já é rotina no Batalhão, ganha ênfase até sábado (25) para reforçar ainda mais a proposta da Semana Nacional de Trânsito. O objetivo destas blitze educativas é conscientizar os motociclistas quanto aos riscos que podem existir diante da imprudência no trânsito. Se detectada alguma irregularidade, a habilitação será retida e os motociclistas receberão uma licença provisória que permitirá sua circulação. Para ter a CNH devolvida, o condutor deverá assistir a uma sessão do vídeo educativo”, informa o tenente coronel.

Mala Direta

Todos os 472 mil motociclistas do Estado vão receber em casa uma correspondência enviada pelo Detran|ES, alertando sobre o Artigo 244, que prevê a suspensão direta com apenas uma infração de trânsito. O objetivo é orientar todos os motociclistas capixabas sobre os perigos de cometer infrações e suas consequências administrativas.

Palestras em escolas

Além das ações de conscientização realizadas para os motociclistas infratores, o vídeo educativo e as palestras também serão apresentados desta segunda (20) até sexta-feira (24), das 15 às 16 horas, no auditório do Sest/Senat, em Cariacica, para alunos do Ensino Médio de escolas da Rede Pública do município e instrutores de Centros de Formação de Condutores.

Áreas de prova prática

Atualmente, o Estado possui três locais fechados para provas práticas de motocicleta: em Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares. Outras sete áreas serão construídas, chegando ao total de dez, para atender aos candidatos a condutores de moto no Estado.

Os municípios mais cotados para receberem as novas áreas são Vila Velha, Serra, Vitória, Colatina e Santa Maria de Jetibá. Em Guarapari e São Mateus os projetos de construção de áreas já estão em andamento. As cidades são escolhidas de acordo com a frota de motos.

Um novo layout para as áreas também está sendo estudado e discutido junto com representantes dos Centros de Formação de Condutores do Estado. O objetivo é tornar os obstáculos cada vez mais próximos da realidade.

Prova Teórica

O banco de 3.800 questões utilizadas em provas teóricas e em cursos de reciclagem do Detran|ES também será revisado e atualizado, com a inclusão de mais perguntas que abordam o tema motociclista e o trânsito.

Padronização

Além do documentário, as aulas teóricas para obtenção da primeira habilitação também serão aprimoradas com a padronização do material didático utilizado.

Atualmente, os CFCs trabalham com materiais diferentes, vindo de outros Estados. Um Fórum, formado por representantes do Sindicato e a Associação dos Centros de Formação de Condutores, do Sindicato dos Motociclistas e das Instituições Especializadas no Ensino de Trânsito, ficou responsável por reunir os melhores materiais didáticos para serem utilizados.

O objetivo é reunir todos os envolvidos na formação dos motociclistas para a criação de um material adaptado à realidade do Estado, que contenha as melhores referências bibliográficas sobre segurança no trânsito.

Segundo o diretor geral do Detran|ES, Marcelo Ferraz, o material didático será construído com base no que há de melhor sendo utilizado no Espírito Santo e no País. “Queremos ver o que os CFCs utilizam em suas aulas de legislação, pegar os melhores materiais e formar aquele que será padrão para a utilização no curso para motoboys”, explica.

Curso

O material padronizado deverá ficar pronto até o final de setembro e será utilizado também durante curso especializado voltado para os motoboys. A expectativa é de que 30 mil motoboys passem pelo curso, sendo 18 mil profissionais do Interior e 12 mil da Grande Vitória.

O curso possui caráter profissional e social, pois além de preparar o motociclista com informações sobre os cuidados que se deve ter no trânsito para evitar acidentes, ele também qualifica profissionalmente os motociclistas que utilizam o meio de transporte para obter sua renda. Desta forma, o curso no Estado será desenvolvido para ter um valor simbólico, compatível com a renda destes prestadores de serviço.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho