Primavera aumenta chuvas e temperaturas no território capixaba

A partir das 00h09 desta quinta-feira (23), a primavera chega ao Hemisfério Sul do globo terrestre. A estação – que se estende pelos meses de outubro, novembro e dezembro – é famosa pelo florescimento das plantas, o que embeleza as paisagens. De acordo com informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a tendência para a primavera deste ano é de temperaturas ligeiramente acima da média e de chuvas dentro do normal.

A média acumulada de precipitação para a estação fica acima dos 600 mm na região do Caparaó e serrana, entre 500 e 600 mm no sul e entre 400 e 500 mm nas demais regiões. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 26,0ºC na região serrana e 30,0ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 16,0ºC na região serrana e 20,0ºC nas demais regiões.

De acordo com o meteorologista do Incaper, Hugo Ramos, a primavera caracteriza-se pela transição entre um inverno frio e seco e um verão quente e úmido. Por isso, no início da estação ainda haverá a passagem de frentes frias de fraca intensidade acompanhadas de massas de ar frio, que provocam quedas ocasionais de temperatura, mas o que os capixabas podem esperar para os próximos meses é o aumento gradativo das temperaturas e dos índices pluviométricos, marcando a passagem da estação seca para a estação chuvosa, onde se iniciam as pancadas de chuva no final da tarde ou à noite.

Segundo Hugo, a partir da segunda quinzena do mês de outubro o capixaba pode esperar aumento significativo nas chuvas. “A partir de outubro até novembro, deve chover em torno de 120 mm por mês, enquanto nos meses de agosto e setembro, as médias pluviométricas mensais ficam abaixo de 70 mm”, explica.

O dia 21 de dezembro marca o fim da primavera e a chegada do verão.

Confira mais Notícias

Semana de tempo instável no Espírito Santo

Fim de semana sem chuva na Região Serrana

Espírito Santo pode ter mínima de 9 ºC no fim de semana

Tempo instável na virada de ano no Espírito Santo

Região Sudeste segue sem chuva até o fim de julho

Fim de semana de sol e altas temperaturas na região serrana

Massa de ar frio derruba temperaturas no Espírito Santo

Semana será de predomínio do sol com possibilidade de chuva rápida na região serrana