* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
O jeito peculiar de Venda Nova fazer turismo é o modelo escolhido para o atendimento nas 12 cidades próximas às capitais que vão sediar a Copa do Mundo em 2014, no Brasil. De 18 a 22 deste mês, um grupo com 38 consultores de 16 Estados realizou uma visita técnica no Espírito Santo, quando foi testado o manual do projeto Produção Associada ao Turismo: Uma Ferramenta Metodológica para Desenvolvimento e Integração de Atividades Turísticas, planejado pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae.
A Capital Nacional do Agroturismo, como é conhecida Venda Nova, foi escolhida pela hospitalidade dos produtores nos principais destinos turísticos locais. Mas o que mais chamou a atenção é como o município agregou valor turístico à produção artesanal e agropecuária, a partir dos seus atributos naturais e culturais, com o turista acompanhando todo o processo produtivo.
Um exemplo clássico é o socol, hoje uma das comunidades de alimento do Projeto Slow Food e integra projeto de Indicação Geográfica, como aconteceu com o presunto de Parma, na Itália. Além do socol, as propriedades de Venda Nova se abrem para o turista ver como se faz fubá, queijo, e outras delícias do agroturismo.
O manual será executado pela equipe de consultores da Associação de Cultura Gerais- ACG e tem como objetivo construir uma ferramenta metodológica que possibilite ao leitor aproveitar as potencialidades locais para o desenvolvimento sustentável do turismo, com foco na produção associada.
Segundo Rodrigo Belcavello Barbosa, coordenador da Agência de Desenvolvimento Regional do Sebrae em Venda Nova, isso implica envolver pessoas, que atuam direta ou indiretamente com atividades turísticas, a desenvolverem ações com base nos atendimentos coletivos e produção associada do artesanato, das manifestações culturais e dos produtos agropecuários. São elementos que se apresentam como produtos e que podem diversificar a oferta de um destino turístico, diz.
Durante a visita técnica à região de montanhas capixabas, foram escolhidos 52 agentes locais, que vão aplicar e utilizar o manual no seu Estado de origem. Eles estão divididos entre setor cultural (associação de artesanato), de agronegócio (associação de agronegócios ou turismo rural), e representando agência de receptivo turístico e gestão pública.
Com base nas orientações do manual, os empreendimentos de turismo rural das cidades próximas aos jogos querem mais interação com o turista. Essa proximidade é muito recomendada no turismo moderno, destaca Belcavello.
* As 12 capitais selecionadas para sediar jogos da Copa de 2014 são: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Natal, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
** Você conhece a expressão italiana “La morte sua”? Em breve, você vai entender isso em mais uma reportagem sobre o turismo de Venda Nova!