A partir desta segunda-feira (01) começa a 97ª campanha de vacinação contra a febre aftosa, que segue até o dia 30 de novembro. Nesta etapa devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos (búfalos), independente da faixa etária, que totalizam no Estado 2,1 milhões de animais. O Espírito Santo está há 14 anos sem registros da ocorrência da enfermidade, sendo a vacinação ferramenta fundamental para a manutenção dos bons índices.
O diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Aladim Fernando Cerqueira, destaca a importância da imunização ao abordar as discussões que têm ocorrido entre o Espírito Santo e os demais estados, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) quanto a mudanças no status sanitário.
Atualmente o Espírito Santo possui o status de zona livre de febre aftosa com vacinação. Temos trabalhado para que, futuramente, o Estado seja zona livre de febre aftosa sem vacinação. Mas, para isso, um dos principais passos é a manutenção dos altos índices de cobertura das últimas campanhas. Neste processo, é fundamental que o pecuarista não deixe de vacinar o rebanho ressaltou Cerqueira.
Procedimentos
O médico veterinário Idaf José Dias Porto Júnior explica que os procedimentos para comprovação da vacinação adotados na última campanha continuam em vigor. Sendo assim, após a imunização, o pecuarista deve comparecer no Escritório Local ou Posto de Atendimento do Idaf, portando a nota fiscal da vacina, a ficha do produtor rural e a declaração de vacinação. Esta última, é fornecida pela loja revendedora no ato da compra e deve ser preenchida com os dados cadastrais do rebanho, contemplando o número de animais, sexo e faixa etária.
Nesta etapa, estamos solicitando na declaração um número maior de informações sobre o quantitativo de animais nas propriedades. Assim, iremos ampliar o nosso banco de dados e manter um registro mais preciso do rebanho capixaba, possibilitando uma melhor elaboração e aplicação das políticas públicas na área agropecuária. Além do rebanho bovino e bubalino, estamos atualizando informações sobre o número de equinos, suínos, aves, dentre outras espécies, afirma ele.
Febre Aftosa
A febre aftosa é uma enfermidade provocada por vírus, muito contagiosa e que acomete animais biungulados (de duas unhas). A perda de peso; febre; menor eficiência reprodutiva e aparecimento de aftas na boca, focinhos e tetas dos animais são alguns dos sintomas clínicos da doença.
Na última etapa da campanha, ocorrida em maio deste ano, e que abrangeu os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, foram imunizados 836.651 animais, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 94,66%.