Programa de emagrecimento em grupo ganha multiplicadores

Após oito meses de mudanças na dieta e subidas na balança, a primeira turma do Programa de Educação Nutricional, Saúde e Emagrecimento, de Venda Nova, teve ontem (9) o último encontro com a nutricionista Luciana Piazzarollo Zandonadi. As 15 componentes, entre funcionárias e voluntárias do Hospital Padre Máximo- HPM, perderam juntas 115 quilos e não pensam em adotar os velhos hábitos na hora de se alimentar e viver.

E esse ótimo resultado é o que essas mulheres vão levar para a comunidade a partir de agora, como multiplicadoras do programa. Algumas foram convidadas a dar o seu depoimento durante os encontros do próximo programa, que começa em março de 2011. A direção do hospital quer incentivar outros funcionários a viver essa experiência.

No encerramento, no auditório das Voluntárias, a alegria estava estampada nessas mulheres que, mais do que perder peso, recuperaram a autoestima. Uma mesa com receitas saudáveis, como bolinho de soja com frango e suco de casca de abacaxi, ficou à disposição das participantes.

Além do resultado coletivo, o dia também foi de vitórias individuais. Arlete Bolzan, de 55 anos, foi premiada com a primeira colocação na perda de peso. De abril até novembro, ela perdeu 12,200 Kg, sem deixar de comer. “Passei a ter uma alimentação mais light, com muita salada, carne magra, e também não tenho mais falta de ar.”

A disseminação dessas boas práticas começa dentro de casa. “Meu marido já diminuiu suas taxas de triglicerídeos e colesterol depois de adotar minha dieta”, completa Arlete.

A funcionária da limpeza do hospital Rita Célia das Neves, 44, é outra vitoriosa. Ficou em segundo lugar, com 11,300 kg a menos. “Eu me ajudei e também fui ajudada pelas minhas colegas de grupo durante esses oito meses. Não foi difícil, basta começar, porque está muito boa assim como está agora a minha vida.”

Para a coordenadora do programa, Luciana Zandonadi Piazzarollo, os resultados do primeiro grupo surpreenderam e foram além do emagrecimento. “Superamos as expectativas. O que elas aprenderam vai envolver todos os aspectos relacionados à saúde”, destaca a nutricionista.

O programa

O Programa de Educação Nutricional, Saúde e Emagrecimento começou dia 5 de abril. Até novembro, o grupo fez conferência de peso, trocou dietas e participou de palestras educativas sobre boa alimentação e prática de esportes, com profissionais diversos.

A iniciativa é da nutricionista Luciana Zandonadi, que atua em Venda Nova há quase três anos e elaborou o projeto a partir da experiência à frente da cozinha do HPM. De acordo com ela, mais de 50% dos funcionários do hospital estavam acima do peso. “O programa é fundamental até para dar mais agilidade ao trabalho dos funcionários e voluntárias.”

Logo no primeiro encontro, os participantes receberam uma dieta que tiveram que seguir para continuar no programa. Alguns até começaram a frequentar academias.

A ideia do programa é promover a reeducação alimentar e a autoestima do grupo. “As pessoas devem aprender a se alimentar por prazer, para se sentir bem, e não por obrigação”, afirma a nutricionista.

Confira mais Notícias

Unidades de Saúde de Venda Nova passam a aplicar medicação endovenosa eletiva

Hospital Padre Máximo ganha certificação do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde

Cigarro: R$ 1 de lucro da indústria do fumo equivale a R$ 5 gastos com doenças

ES amplia vacinação contra a influenza para toda a população acima de 6 meses

Dia D de vacinação contra a influenza neste sábado em Venda Nova

Campanha de vacinação contra Influenza é realizada em Venda Nova

Teleconsultas chegam a Venda Nova e facilitam acesso a especialidades médicas

Afastamentos por transtornos mentais aumentam mais de 100% em dez anos