Orientação para produtores de Marechal Floriano sobre cultivo de lichia

Nesta quinta-feira (11), a partir das 8 horas, o Incaper promove uma capacitação sobre o manejo adequado da lichia, fruta exótica que tem ganhado força na região Serrana do Estado. A capacitação será na propriedade de Antônio Brozegine, na comunidade Costa Pereira, em Marechal Floriano, com a participação de cerca de 45 agricultores familiares da região.

Os participantes serão instruídos de forma prática sobre os métodos adequados de poda, adubação e colheita na cultura. A safra da lichia acontece uma vez ao ano, entre novembro e janeiro. Já a poda deve ser feita assim que houver necessidade, de acordo com as técnicas de cultivo, para que o fruto cresça com qualidade.

De acordo com o extensionista do Incaper de Marechal Floriano, José Onofre Pereira, atualmente, o Espírito Santo possui 150 hectares de lichia. Só em Marechal Floriano existem 3 mil pés da fruta. “Aos poucos estamos ganhando o mercado capixaba. A procura pelo cultivo na região é resultado da aceitação que o produto vem adquirindo, sendo comercializado em supermercados, feiras livres e por ambulantes”, afirmou Onofre.

“O quilo da fruta é comercializado na região por até R$ 6,00, dependendo da qualidade do fruto. Fora de safra, esse valor pode chegar a R$ 10,00. Um pé rende aproximadamente 50 quilos e um hectare comporta cerca de 200 pés. A principal fonte de renda no município hoje é o café arábica, e a lichia surgiu como uma alternativa de renda para os agricultores que já trabalham com outros produtos”, concluiu o extensionista.

Além disso, a Região Serrana capixaba, que apresenta inverno frio e seco, tem clima ideal para o cultivo da lichia.

Mais informações sobre a fruta podem ser adquirdas no escritório do Incaper de Marechal Floriano, no telefone: (27) 3288-1215.

Lichia

A lichia é considerada uma fruta exótica no Brasil e alcança altos preços nos principais mercados. É consumida principalmente in natura, mas também pode ser utilizada para a fabricação de sucos e derivados.

Os frutos produzem em cachos, a casca é rugosa e de cor vermelha e fácil de ser destacada. A polpa é gelatinosa, sucosa e o sabor é semelhante ao da uva. Além disso, possui pouca gordura, poucas calorias e muita água.

Outro ponto positivo é a quantidade de vitamina C que ela possui. Cada 100 gramas de lichia tem 50 mg da vitamina, o que ajuda a prevenir gripes e resfriados, além de possuir ação antioxidante, combatendo câncer e problemas de coração.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)