O preço do boi gordo atingiu recorde histórico no Espírito Santo no último dia 27 de outubro. A arroba foi cotada a R$ 100, valor nunca atingido anteriormente pelo mercado capixaba.
Segundo o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar/ES), Neuzedino de Assis, o valor atingido se deve à escassez de bovinos no mercado em nível nacional, devido ao elevado abate de matrizes recentemente, aliado à entressafra, período de diminuição de alimento para o gado e menor engorda do rebanho.
Houve uma forte queda de preço anos atrás devido ao foco de febre aftosa no Mato Grosso do Sul. O produtor brasileiro descapitalizou e foi vendendo suas matrizes em alta escala. Com a diminuição do nascimento de bezerros, diminui a produção de boi gordo, e, consequentemente, o preço tende a se elevar, explica Neuzedino.
Outro fator que provocou o aumento do preço da carne bovina foi a recuperação do mercado externo frente à crise econômica. Os países estão comprando mais e pagando melhor a nossa carne. Além disso, o mercado interno também está com poder aquisitivo mais elevado, diz.