Os produtores rurais e a população que utilizam a estrada que liga a sede de Afonso Cláudio à comunidade de Vargedo, nas proximidades da pousada Vovó Dindinha, ganharam comodidade e segurança com a nova pavimentação asfáltica do trecho inaugurada nesta quinta-feira (18) pelo Governo do Estado.
Essas obras foram realizadas pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seag) e fazem parte do programa Caminhos do Campo, que até o final deste ano terá um total de 700 quilômetros de estradas rurais asfaltadas.
Antes da inauguração, a comunidade promoveu uma concentração, nas adjacências da pousada Vovó Dindinha, para seguir em carreata pelo trecho asfaltado até a Praça da Independência, localizada ao lado da Prefeitura de Afonso Cláudio, onde aconteceu a solenidade.
O evento contou com a presença do governador, Paulo Hartung, do vice-governador, Ricardo Ferraço; dos secretários de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, da Saúde, Anselmo Tozi, e do Turismo, João Felício Scárdua; dos prefeitos dos municípios de Afonso Cláudio, Wilson Costa, de Laranja da Terra, Joadir Lourenço, de Conceição do Castelo, Odael Spadeto, e de Itaguaçu, Romário Bazílio, dentre outras autoridades, além de moradores e lideranças comunitárias.
Na estrada de 4,928 quilômetros foram investidos R$ 2.623.526,26 e agora o trecho conta com sinalização adequada que possibilita melhor escoamento da produção agrícola da região e melhora a infraestrutura de acesso à região. Além disso, oferece uma via segura a todos que desejam conhecer o local ou precisam passar pela comunidade.
O secretário da Agricultura, Enio Bergoli, ressaltou que a pavimentação dessas estradas, além de melhorar o escoamento da produção agrícola, contribui para o desenvolvimento de outras atividades econômicas na região. Uma estrada asfaltada e em boas condições de uso representa um importante vetor de desenvolvimento e melhora significativamente a qualidade de vida da população, que pode se deslocar com mais rapidez, conforto e segurança, pontuou.
“Nosso governo cuidou com carinho do interior do Espírito Santo. É uma satisfação imensa ver a alegria das pessoas quando a qualidade de vida melhora, e o asfalto vai contribuir muito para isso. As boas notícias não param por aqui. Até o final do ano vamos iniciar o trabalho para asfaltar também a estrada rural que da acesso localidade de São Francisco”, destaca o vice-governador e senador eleito Ricardo Ferraço.
O governador Paulo Hartung afirmou que era uma alegria inaugurar mais um trecho do programa Caminhos do Campo. Hartung ressaltou que uma estrada pavimentada é um vetor de desenvolvimento para a região na qual está inserida e lembrou que investir no asfaltamento de uma estrada é investir também na área social.
Além de melhorar o escoamento da produção agrícola e fomentar o agronegócio, uma estrada em boas condições de uso facilita o acesso da população a equipamentos de saúde e de educação, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida, afirmou, ressaltando que o Governo vem trabalhando para promover o desenvolvimento de maneira harmônica no Estado, levando em consideração as vocações de cada região.
Estamos implantando um modelo de desenvolvimento geograficamente desconcentrado, socialmente inclusivo e ambientalmente responsável. O modelo concentrador não deu certo. Por isso, estamos levando para o interior do Estado políticas públicas que estabeleçam um campo de igualdade de oportunidades entre os capixabas, afirmou.
O governador Paulo Hartung enfatizou, no entanto, que mais importante do que uma estrada asfaltada é a estrada do saber e do conhecimento. A educação tem sido a prioridade número um do Governo do Estado, desde 2003. Ano a ano, o setor lidera o volume de investimentos que temos feito. Sabemos que a educação abre portas e janelas de oportunidades. Meu sonho é que o Espírito Santo se torne um provedor de mão de obra qualificada para o Brasil e para mundo, salientou.
Morador da comunidade de Vargedo há 64 anos, o produtor rural Eloy Magesqui comemorou a inauguração do asfaltamento do trecho. Vi toda a evolução dessa área: desde quanto era mato, na minha infância, até agora quando temos asfalto. Eu não esperava que isso pudesse acontecer um dia. Esse asfalto é uma coisa linda, estamos muito felizes, vibrou.
Na época de chuva nós tínhamos muito transtorno, o carro atolava, perdíamos os produtos e já teve caso de precisar ser rebocado por um trator. Com esse asfalto nossos problemas acabaram. Não vamos ter mais dificuldades em escoar nossa produção. É uma benção do Governo para nós, afirmou o produtor José do Nascimento Lacerda.