Quem passar pelo trecho que liga a Sede do município de Brejetuba ao distrito de Brejaubinha já pode trafegar com conforto e segurança. Os cerca de 4,4 quilômetros, que eram de terra batida, estão asfaltados e com sinalização adequada para garantir esse benefício a quem trafega pelo local. Essa ação foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura (Seag), com recursos do Programa “Caminhos do Campo”.
A inauguração, realizada na manhã desta quinta-feira (09), contou com as presenças do governador Paulo Hartung, dos secretários de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, de Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, do diretor presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, do diretor geral do Detran|ES, Marcelo Ferraz, dos prefeitos de Brejetuba, Itamir de Souza Charpinel, e de Conceição do Castelo, Odael Spadeto, dentre outras autoridades, além de lideranças locais e moradores da região.
O governador Paulo Hartung pediu ajuda da população local para conservar a estrada inaugurada. Essa não é uma estrada feita para transporte de cargas pesadas de granito, mas para a mobilidade da população e para o escoamento de produtos agrícolas. Por isso, é preciso que vocês fiscalizem e avisem às autoridades competentes se esse tipo de carga for transportada por aqui.
Com a realização dessa obra, os moradores, trabalhadores e visitantes que usam a via não terão mais que conviver com os problemas que tanto incomodam quem utiliza as estradas de terra batida: a lama e a poeira.
O produtor José Tiles de Amorin contou que o asfalto abriu caminhos de Brejaubinha para Brejetuba. Moro aqui há 20 anos e quando não tinha esse asfalto era muito difícil sair daqui e também escoar nossa produção. Esse asfalto melhorou muito a nossa qualidade de vida, comemorou.
Quando precisávamos sair daqui rápido era um sufoco. Ou estava enlameado por causa da chuva, ou esburacado quando passava essa época de chuva. Tenho também um marido que tem problemas de saúde e quando ele passava mal e precisava sair às pressas, em função das condições da estrada tínhamos que sair devagar. Agora é só alegria. Muito obrigada ao Governo do Estado, afirmou a moradora de Brejaubinha, Zeni Mendonça.