O grupo de dança folclórica italiana Granello Giallo, mantido pela Associação Festa da Polenta- Afepol, vai se apresentar durante a 6ª edição da Festa de Abertura da Vindima (colheita da uva), de 20 a 24 de janeiro, na cidade de Monte Belo do Sul (RS). Será a primeira aparição do grupo fora da Região Sudeste do Brasil.
O convite surgiu durante a 32ª Festa da Polenta, em outubro deste ano, pelo grupo musical Ragazzi dei Monti, que é originário daquela cidade gaúcha. A festa acontece de dois em dois anos, com apresentações artísticas, culturais, artesanato e degustação de espumantes. O Granello Giallo vai dançar em dois dias da programação.
Segundo Higino Falchetto Júnior, coordenador do Granello, a intenção é levar todos os 26 integrantes. Para isso, além do apoio da Afepol, o grupo está vendendo rifa para arrecadar fundos para pagar as passagens. Em contrapartida, a prefeitura de Monte Belo do Sul vai disponibilizar alimentação e hospedagem.
Essa viagem será uma ótima oportunidade para motivar o grupo, que até hoje só se apresentou em cidades capixabas e na divisa com Minas Gerais. Nossa meta é um dia ir para a Itália, diz Higino.
A empolgação entre os dançarinos é visível. Patrícia Zandonadi pesquisou tudo sobre o evento e a região, que é produtora de uva. Eu quero muito interagir com os outros grupos de dança italiana do Sul e conhecer como se deu o processo de imigração naquela região.
Desde a Festa da Polenta, os integrantes do Granello não tiveram descanso. Fizeram três apresentações nos últimos meses e agora só voltam a ensaiar nas vésperas da Vindima. O objetivo é levar um pouco da história da imigração italiana em Venda Nova por meio de encenações e da alegria do Granello Giallo, que sempre contagia o público.