* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
A família é a inspiração da artista plástica e professora da Ufes Rosana Paste para o monumento ao imigrante italiano, cuja proposta foi apresentada ontem (15), no auditório da Amena- Casa da Cultura, para a Comissão Gestora em Venda Nova. A artista, que é vendanovense, expôs uma réplica do que pode ser o marco principal, feita em braúna e metal.
A ideia é ter um circuito com outras três obras de arte que lembrem a imigração no município. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O monumento principal consta de três pilares, com cerca de cinco metros de altura, representando o homem, a mulher a criança. Em cada extremidade, há elementos que simbolizam o equilíbrio, a fertilidade e o olhar para o futuro.
As outras obras propostas pela artista ao grupo são três estátuas de uma família imigrante, uma mala de viagem com os pertences de um imigrante e uma tulha, que retrata a ligação dos colonizadores com a agricultura.
Venda Nova é uma cidade muito autêntica, deve ter algo que realmente chame atenção e não seja igual a outro lugar, disse Rosana, que divide a autoria das obras com o artista Jocimar Nalesso.
A comissão, formada por pessoas ligadas à cultura dentro do corpo de funcionários da Prefeitura, ficou de avaliar as propostas num próximo momento, quando vão discutir também a localização das obras. O objetivo é inaugurar os monumentos no primeiro semestre de 2011.