Turismo

Aventura no alto de 69 árvores

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

A temporada de férias reserva novidades em Venda Nova do Imigrante e região. Muitos turistas procuram a “Capital Nacional do Agroturismo” no verão, fazendo o caminho inverso de muitos que vão para o litoral nesta época do ano.

O município terá, a partir da segunda quinzena deste mês, o maior circuito de arvorismo da América Latina. O novo parque de esportes de aventura fica no Sítio Arcobaleno, no distrito de Alto Caxixe, a 9 km do centro de Venda Nova.

O circuito conta com 69 árvores de eucalipto, a 18 metros do chão, com 190 obstáculos para proporcionar muita adrenalina aos praticantes desse esporte ligado à natureza. O percurso é de quase um quilômetro.

O coordenador nacional de normas de arvorismo e tirolesa da Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT, Marco Antônio Orlando, está prestando consultoria ao projeto, idealizado pelo empresário francês Pierre Frei, recém filiado à Associação Brasileira de Empresas de Turismo de Aventura- Abeta e à ONG Férias Vivas, difusora de regras para prevenção de acidentes.

A construção do parque começou em maio de 2010. De acordo com Orlando, o maior circuito do país atualmente se encontra em Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os funcionários estão sendo treinados com técnicas de segurança. A partir deste mês, eles vão monitorar os visitantes.

Segundo o proprietário, Pierre Frei, a floresta de eucalipto foi plantada há 22 anos uma área de dez alqueires. “Desde o início pensei que isso se transformaria em um parque bacana”, diz. Outros seis alqueires de mata da propriedade foram instituídos como reserva legal há 21 anos.

Além do arvorismo, o parque tem outros projetos de turismo de aventura, como tirolesa e um labirinto gigante de cerca viva, com previsão de inauguração para 2012. No mesmo empreendimento, um restaurante com deck de 160 metros quadrados e vista para o circuito de arvorismo, com passarela especial para cadeirantes ficarem mais perto da aventura.

Serviço:

Sítio Arcobaleno

Rodovia dos Produtores- km 4 – Alto Caxixe- Venda Nova do Imigrante (acesso pelo km 98 da BR-262)

* Inauguração em janeiro de 2011

Contatos pelo telefone: (27) 9977-8094 ou pelo email sitioarcobaleno@gmail.com

Confira mais Notícias

Inverno 2026 começa com novas atrações turísticas nas Montanhas Capixabas

Dia dos Namorados impulsiona turismo romântico em empreendimentos nas Montanhas Capixabas

Zoo Park leva pauta de preservação animal e turismo à Tribuna Popular da Ales

RuralturES 2025 apresenta novas experiências, vinhos de inverno e expansão inédita

Território do Socol ganha placas de sinalização turística em Venda Nova

Descubra o verão das Montanhas Capixabas: aventuras, sabores e conexão com a natureza

Parques estaduais estarão abertos nos feriados de novembro

Turismo

Descubra o Circuito Turístico Caminho Pomerano em Santa Maria de Jetibá