Resultado da primeira fase do VestUfes sai hoje

O resultado da primeira fase do VestUfes 2011 será divulgado hoje à tarde. Segundo a assessoria de imprensa da universidade, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram enviadas pelo Inep – órgão responsável pela aplicação do exame – na segunda-feira à noite. É a partir dessas notas, com exceção da Redação, que a Ufes vai elaborar a lista com os nomes dos candidatos aprovados para a segunda etapa.

Desde ontem, porém, as provas discursivas e de Redação, aplicadas em dezembro para todos os alunos, já estão sendo corrigidas, com base no desempenho dos candidatos no exame.

O número de candidatos aprovados para a segunda etapa é definido de acordo com a relação candidato/vaga e o número de vagas de cada curso. Em Medicina, por exemplo, a concorrência é de quase 70 candidatos por vaga entre os não cotistas, portanto, 912 serão classificados para a segunda etapa. O resultado final do vestibular deve ser divulgado no dia 4 de fevereiro.

Sisu

Amanhã é o último dia de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece mais de 83 mil vagas em 83 universidades do país com a nota do Enem 2010. No Estado, o Ifes oferece 766 vagas em cursos superiores, e metade é destinada a alunos de escolas públicas.

Para participar, o aluno deve se inscrever no site (sisu.mec.gov.br). O Ministério da Educação adiou a data final de inscrição no sistema ontem, devido a uma decisão judicial. Com o novo calendário, o resultado da primeira estará disponível para os candidatos no dia 24 de janeiro, e a matrícula acontece nos dias 27, 28 e 31 deste mês.

Outras duas chamadas serão realizadas, nos dias 4 e 13 de fevereiro, para atender aos alunos que tem a opção de escolher até dois cursos nas universidades participantes.

Até ontem à noite, mais de 1 milhão de candidatos haviam feito a inscrição. O registro de casos de alunos que não conseguiam entrar no sistema caiu. Mas por duas vezes – ontem e segunda-feira – houve vazamento de dados dos candidatos. O Inep limitou o tempo de acesso ao site para 20 minutos por candidato para evitar congestionamento.

Ministério Público pede suspensão do Sisu

No Estado, candidato procurou o órgão para reclamar do Enem; ele alega que teve a nota de Redação anulada

Diante dos casos de alunos que foram surpreendidos com a anulação das provas do segundo dia do Enem, inclusive a Redação, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União no Ceará entraram com ações civis públicas contra o exame e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ontem.

O Ministério Público pede a suspensão da divulgação do resultado do Sisu e quer que a Justiça garanta aos alunos a possibilidade de entrar com recurso contra as notas registradas – o que não está previsto no edital do concurso.

No Estado, o MPF-ES informou que recebeu, ontem, uma reclamação dos pais de um aluno que teria tido a nota da Redação anulada. A reclamação foi protocolada e será analisada pelo órgão, podendo gerar uma ação.

Outra aluna que enfrenta o mesmo problema no Estado é Bianca Cláudio de Santana, 21 anos, que teve não só a Redação, mas todas as notas do segundo dia anuladas. Ela disse que está sendo orientada por um advogado e que pretende acionar a Justiça para questionar as notas.

Na segunda-feira, o Inep chegou a dizer que a maioria dos alunos que reclamam das notas devem estar entre os cerca de 10 mil que marcaram a cor da prova errada na folha de respostas do segundo dia. Ontem, o órgão não se manifestou sobre o assunto (* Gazeta Online).

Confira mais Notícias

Banestes lança editais para concurso público

IBGE abre novo processo seletivo complementar para recenseador em Venda Nova do Imigrante

Senac abre 1.257 vagas em cursos técnicos e de qualificação de graça no ES

Concurso público na área da Educação oferece 1.500 vagas no Espírito Santo

Venda Nova do Imigrante abre processo seletivo para contratação de profissionais

Secretaria Estadual de Saúde abre processo seletivo para contratação de cadastro de reservas

Programa Senac de Gratuidade 2021 relança edital

Ministério Público do ES abre vagas de estágio com bolsa de R$ 1,6 mil