Redação FMZ
O Conselho Tutelar de Venda Nova do Imigrante fez 1.299 atendimentos durante o ano de 2010. Os números mostram um crescimento na procura pelo órgão, tendo em vista que, em 2009, foram realizados 682 atendimentos. A ajuda da população, por meio de denúncias, colaborou para esse aumento.
O Conselho não consegue estar em todos os lugares o tempo todo. Por isso é importante que as pessoas ajudem, fazendo denúncias. Não é preciso se identificar, destaca a conselheira Joanita Salomão Lourenção.
Estatísticas
Em primeiro lugar nas estatísticas do órgão está a busca por orientações, que somaram 268 atendimentos durante o último ano. São orientações sobre diversos assuntos, como pedido de guarda, dificuldades em lidar com os filhos, problemas na escola e outros, explica Joanita. Em seguida, no ranking dos atendimentos vêm visita domiciliar (134), notificação (130), conduta escolar (107) e conduta familiar e social (90).
As estatísticas, divulgadas na semana passada, mostram ainda cinco casos de abuso sexual, 34 de evasão escolar, 63 de negligência dos pais, oito de espancamento, seis de adolescentes acoolizados entre outros. A lista completa está disponível abaixo.
Funcionamento
O Conselho Tutelar se coloca à disposição de todos que precisarem. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é Rua São Joaquim, nº 70, no bairro Vila da Mata, na antiga sede do Idaf. O telefone é (28) 3546-0149.
O Conselho conta com cinco membros: Silvia Cristina Madeira da Fonseca, Joanita Salomão Lourenção, Celina Aparecida Zeferino, Jacimary Coser Toso e Jovelina do Nascimento Dias Ferreira.
Elas foram eleitas pela pelos moradores de Venda Nova, em novembro de 2009, para um mandato de três anos. O trabalho do órgão é realizado em parceria com as polícias Civil e Militar, Secretaria de Ação Social, Ministério Público e Poder Judiciário.
Estatística de atendimento do Conselho Tutelar de Venda Nova do Imigrante em 2010
Abuso sexual 5
Assédio sexual 2
Adolescente alcoolizado 6
Busca e apreensão 4
Briga de casal envolvendo filhos 20
Casa de passagem 17
Conduta escolar 107
Conduta familiar e social 90
Acompanhamento 58
Encaminhamento à ação social 18
Encaminhamento à defensoria pública 56
Encaminhamento à promotoria 18
Encaminhamento à avaliação psicológica 43
Espancamento 8
Advertência 58
Evasão escolar 34
Maus tratos 53
Encaminhamento à delegacia 24
Negligência dos pais 63
Notificação 130
Orientação 268
Requerimento de 2ª via de certidão 69
Vaga escolar 14
Visita domiciliar 134