Dados da Pesquisa Agrícola Municipal- PAM, divulgados no último dia 22, confirmam a participação destacada do Espírito Santo na produção nacional de café, que é a principal atividade agrícola da economia capixaba.
Além de ser o segundo maior produtor de café do país- Minas é o primeiro-, com 8,9 milhões de sacas, o Estado abriga ainda o maior produtor de conilon, que é o município de Jaguaré.
A surpresa entre essas confirmações no ranking nacional é Brejetuba: tornou-se o maior produtor de café arábica do Estado e conquistou a posição de segundo produtor nacional de arábica.
Da lista dos dez maiores produtores de café, sete são do Espírito Santo. Jaguaré, Sooretama, Vila Valério, São Mateus, Rio Bananal e Pinheiros são os principais produtores de conilon. Patrocínio, Três Pontas e Manhuaçu são os principais produtores mineiros.
(Trecho da reportagem de Rita Bridi em A Gazeta- 23/11/2006)
Secretário atribui colocação a apoio do governo
Em entrevista na tarde desta sexta-feira (24) para a FMZ, o secretário Municipal de Agricultura de Brejetuba, Beto Zavarize, disse que o município está muito satisfeito com a notícia e que a posição no ranking se deve aos investimentos da Prefeitura no setor e ao apoio do governo do Estado.
Oitenta e cinco por cento da população de Brejetuba está na zona rural e trabalha na cafeicultura. Nossa Casa do Agricultor dá sustentabilidade a esses produtores e, junto com o Incaper, a Secretaria leva informação até eles, principalmente sobre qualidade, destaca Zavarize.
Brejetuba conta com 20 mil hectares de café plantado e a previsão da produção em 2006 é de 330 mil sacas. No ano passado, a inauguração do asfalto da estrada que liga a sede do município à BR-262 facilitou o escoamento. A melhoria de outras estradas municipal ainda é anseio da Prefeitura.
O homem do campo precisa de apoio e o atual governo do Estado o faz. Toda semana nos reunimos com os produtores em busca do melhor caminho para vencer na atividade.
* Publicada em 24/11/2006