Sebrae oferece programa gratuito sobre abertura de empresas

A possibilidade de obter conhecimentos sobre a abertura e a gestão de uma empresa, em locais e horários flexíveis, é a proposta do programa Negócio Certo, do Sebrae. Totalmente gratuito, ele atende tanto a pessoas que estão em busca de orientações práticas sobre novos negócios, quanto aos empresários que já possuem uma empresa e desejam avaliar suas estratégias.

Até o momento, mais de 4 mil pessoas já se cadastraram no Estado. Em todo o País, o número chega a 180 mil inscritos. Os setores com mais procura têm sido comércio e serviços, com destaque para vestuário e moda, acessórios, cosméticos, informática, salão de beleza e transportes.

O programa Negócio Certo conta com cinco módulos de aprendizagem: Acesso ao Programa (Etapa 0); Gerando Ideias de Negócio (Etapa 1); Verificando a Viabilidade do Negócio (Etapa 2); Formalizando o Negócio (Etapa 3); Organizando e Administrando o Negócio (Etapa 4) e Relacionando o Negócio com o Mercado (Etapa 5).

Esse material é disponibilizado na internet, via CD-ROM ou cartilha impressa, que é remetida pelos Correios, atendendo assim a todos os públicos e flexibilizando a forma de estudo.

Para participar do programa Negócio Certo basta o interessado se cadastrar por meio do portal www.negociocerto.sebrae.com.br; pela Central de Relacionamento da instituição, no telefone 0800-570-0800; ou ainda presencialmente, em uma unidade do Sebrae.

A partir daí, o programa oferece 700 ideias de negócios que podem auxiliar qualquer pessoa que queira empreender a definir um negócio, encontrando as soluções mais viáveis a seu investimento, de acordo com o perfil, a idade, o capital de giro, entre outras condicionantes.

Janine Bebber Chamon, gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae, explica que a iniciativa é mais um instrumento de apoio a empreendedores e empresários. “Com o Negócio Certo, o Sebrae amplia a preparação e o planejamento para quem pretende abrir uma empresa de forma mais consistente e segura”.

Além da flexibilidade de poder escolher a forma como vai estudar: internet, CD-ROM ou cartilha impressa, o programa Negócio Certo oferece suporte técnico e a orientação no período de planejamento para implantação de novos negócios, por meio de monitores ou tutores que podem ser contatados pelo telefone 0800-570-0800, via e-mail ou no Sebrae. “Isso contribui para o nascimento de empresas competitivas, sustentáveis e com longevidade”, observa Janine.

Já a analista técnica da Unidade de Atendimento Individual, Marília Sabino, ressalta que o programa permite ao empresário estudar de acordo com a sua necessidade. “Quem ainda vai abrir uma empresa deve seguir cada etapa do material. Agora, o empresário que já está com seu negócio estabelecido pode começar pelas etapas quatro ou cinco, que são voltadas para a gestão, administração e relacionamento da empresa com o mercado”.

Edson José Almeida, 50 anos, sócio-administrador da NA Transportes e Turismo, em Cariacica, recomenda o programa. “O Negócio Certo é muito interessante. Indico para todo mundo que pretende abrir uma empresa, pois o conhecimento teórico é a alma do negócio. Além de ser gratuito, o material é bastante didático. Como eu já tinha uma empresa de transportes há quatro anos, me dediquei mais à parte de gestão. Depois, me aprimorei com outros cursos do Sebrae e estou aplicando no meu dia a dia”.

Confira as etapas do Negócio Certo

Etapa 0 (Acesso ao Programa) – Orientação em relação ao programa, para realizar o seu autoatendimento.

Etapa 1 (Gerando Ideias de Negócio) – Definir Ideias de negócios a partir da realidade, disponibilizando fichas técnicas de negócios em meio digital ou impresso.

Etapa 2 (Verificando a Viabilidade do Negócio) – Auxílio na verificação de viabilidade mercadológica e econômico-financeira da ideia do negócio.

Etapa 3 (Formalizando o Negócio) – Orientações sobre a formalização do negócio, elaboração do conteúdo, desde a definição da forma jurídica mais adequada até o registro do futuro negócio.

Etapa 4 (Organizando e Administrando o Negócio) – Apuração na administração de sua empresa já registrada, essa etapa oferece ferramentas relacionadas à gestão de negócios.

Etapa 5 (Relacionando o Negócio com o Mercado) – Etapa final, em que o objetivo principal é apresentar dicas básicas para o relacionamento de sua empresa com o mercado, várias informações de marketing para entender e atender às demandas e às necessidades dos seus clientes.

Saiba mais

Início: O programa Negócio Certo do Sebrae foi lançado em Santa Catarina, em 2004, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA).

Nacionalização: O forte interesse, relacionado às facilidades da metodologia, estimulou o Sebrae a nacionalizá-lo. No Estado, o programa começou a ser oferecido em junho de 2010.

Atendimentos: O Negócio Certo já proporcionou atendimento sobre orientação empresarial e abertura de negócios a mais de 180 mil pessoas, em todo o Brasil. No Espírito Santo, mais de 4 mil pessoas já se cadastraram.

Premiação: O Negócio Certo catarinense ganhou reconhecimento internacional. Recebeu em Madri, na Espanha, o Prêmio em Excelência em E-Learning, concedido pela Associação de Provedores de E-Learning (Apel).

Confira mais Notícias

Polícia Civil prende pessoas e apreende drogas, armas e dinheiro em operação no Caparaó

Decreto define Medicina, Direito e Odonto como cursos presenciais

Confira a programação da Semana Santa da Paróquia São Pedro Apóstolo de Venda Nova

Sicredi fortalece o empreendedorismo feminino com programas locais de soluções financeiras e capacitação

Sicredi Aliança realiza assembleia de associados em formato digital

Polícia efetua captura de suspeito de feminicídio em Marechal Floriano

Espírito Madeira 2025 confirma data para a terceira edição em Venda Nova

INSS divulga calendário de pagamentos para 2025