Mais de 60 produtores rurais de Domingos Martins participaram de um seminário referente à adequação das unidades de beneficiamento de café. O evento foi realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santa (Idaf) em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura Municipal.
Segundo o engenheiro agrônomo do Idaf, Frederico Lopes Raposo Filho, o Encontro, realizado nesta quinta-feira (14), teve a finalidade de sensibilizar os produtores sobre a importância da adequação dos secadores e despolpadores de café. Operar corretamente as unidades de beneficiamento evita as penalidades previstas em casos de danos ambientais e favorece a qualidade de vida do produtor, sua família e vizinhos ressalta.
O Seminário terá uma segunda etapa, que consistirá na realização de um Dia de Campo, no qual os produtores poderão visualizar na prática os assuntos que foram discutidos. Este trabalho possibilitará aos proprietários das unidades iniciar o processo para a legalização.
As ações fazem parte do projeto de emissão coletiva das licenças ambientais dos empreendimentos, que consiste na elaboração junto aos produtores de Termos de Compromissos Ambientais (TCA) nos quais são determinadas as adequações para minimizar os impactos gerados pelas atividades.