O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura Municipal, irá realizar, nesta segunda-feira (25), uma reunião técnica com produtores de morango de Santa Maria de Jetibá.
O encontro tem o objetivo de discutir a qualidade das mudas do morangueiro e os cuidados para evitar as principais pragas que afetam a cultura. O evento será realizado na quadra de esportes de São João de Garrafão, às 17 horas.
O chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal do Idaf, Ezron Leite Thompson, ressalta que a reunião será muito importante para o setor produtivo, uma vez que serão prestadas orientações aos agricultores para que estejam sempre atentos às lavouras e observem o surgimento de pragas agrícolas, comunicando-as imediatamente ao Idaf e ao Incaper.
No evento, o técnico do Mapa, José Adilson Vieira, as representantes do Idaf, Eliany Oliveira DÁvila e Adriana Kister Rodrigues e o gerente de fruticultura da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Dalmo Nogueira Silva, irão ministrar palestras sobre a qualidade das mudas – destacando as exigências legais e as principais pragas que, atualmente, afetam a cultura do morangueiro no Espírito Santo, como a bacteriose e a lagarta do morangueiro.