À Comarca o que é da Comarca

* Por Leandro Fidelis

A cena chamou atenção ontem à tarde em Venda Nova. Por volta das 17h, uma Van com 15 homens, escoltada por carros das polícias Civil e Militar, cruza o centro da cidade com destino ao Fórum. Até o trânsito na Avenida Domingos Perim foi interrompido para a chegada do comboio.

Tudo não passou de um protesto da juíza Pricila Bazzarela, de Conceição do Castelo. Indignada com a situação dos presos na Cadeia Pública daquele município, ela resolveu mandar 15 com processos na Comarca de Venda Nova para o juiz Valeriano Cesário Bolzan.

O carro ficou parado em frente ao Fórum por alguns minutos, despertando a curiosidade de quem passava. Dentre os presos, estavam três assaltantes que fizeram uma família refém em janeiro e que foram interrogados horas antes pelo juiz no mesmo local. O retorno dos presos aconteceu às 6h45.

Uma fonte informou que os juízes nem chegaram a conversar. A reportagem da Rádio FMZ aguarda hoje à tarde um contato com os magistrados, já que os Fóruns só abrem a partir das 13h.

Desde a abertura da Comarca em Venda Nova, os presos locais são transferidos para a Cadeia de Conceição devido à falta de estrutura na Delegacia local. Em 3 de julho de 2006, a juíza Pricilla Bazzarella publicou no Diário Oficial da União a portaria de nº 5 proibindo a permanência de presos com processos na Comarca vizinha.

A juíza alegou que a população carcerária correspondia ao dobro do limite de vagas e que isso comprometia a vida dos presos, com falta de assistência médica e religiosa, limitação de visitas e dos banhos de sol.

A Rádio FMZ abordou o assunto com exclusividade, mas a juíza não quis dar entrevistas na época. O juiz Valeriano, no entanto, disse à reportagem que encaminhou ofício à delegada de Venda Nova, Maria Elisabete Zanoli, onde determinava continuar enviando presos para Conceição sob o argumento de que “a comunidade vendanovense contribuiu na reforma e ampliação da cadeia do município vizinho”.

Audiência

Toda esta turbulência no sistema carcerário traz à tona novamente a proposta de criar um presídio regional. Porém, este é assunto para uma próxima reportagem e que pode entrar na pauta da audiência pública do próximo dia 12, às 19h, na Câmara de Venda Nova. Entidades da sociedade civil, setores ligados à área de segurança e autoridades vão discutir ações para a melhoria da segurança pública do município.

– Outras notícias:

Polícia prende dupla com CDs piratas

Uma dupla de ambulantes foi presa ontem, por volta das 15h, próximo ao Banestes, em Venda Nova, vendendo DVDs e CDs piratas. A.N.S, 17; e Vanderlei Rodrigues de Jesus, 23; estavam com 186 DVDs e 73 CDs, que foram apreendidos por policiais militares. Eles foram ouvidos na Delegacia e, embora liberados, responderão a processo por crime de pirataria.

Jovem se acidenta de carro em Lavrinhas

Ontem, por volta das 21h45, a estudante Paula Péterli Falqueto, 18, deslizou com a Fiat Strada MTA- 5658 numa ribanceira a 3 metros da Estrada de Lavrinhas, no bairro de mesmo nome, em Venda Nova. Ela seguia no sentido Vila Betânea quando, segundo relatou a PMs, perdeu a direção do carro ao desviar de outro veículo na pista. O carro ficou bastante destruído e Paula foi atendida no Hospital Padre Máximo com ferimentos leves. A PM informou que ela tem habilitação para dirigir.

*Publicada em 08/02/2007

Confira mais Notícias

Governo do ES vai retomar a pavimentação da Rota dos Lagos em Venda Nova do Imigrante

Detran-ES divulga calendário de vencimento do Licenciamento 2025

Senado aprova projeto para restringir uso de celular em escolas

Parques Estaduais têm funcionamento diferente no fim de ano

Chuvas prejudicam o abastecimento de água em bairros de Venda Nova do Imigrante

Corpo de Bombeiros do ES comemora 112 anos de serviços à população capixaba

Inscrições abertas para pós-graduação em Energias Renováveis, em Venda Nova

Montanhas Capixabas: crescimento e conexões redefinem o turismo de experiências