Quatro quebra-molas a partir desta 6ª feira de Venda Nova a São João

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

A partir desta sexta-feira (13), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes- Dnit/ES se comprometeu a instalar quatro quebra-molas, sendo um por dia, na BR-262 entre o Centro de Venda Nova e o Distrito de São João de Viçosa. A intervenção é uma solução imediata para minimizar acidentes no trecho compreendido entre os quilômetros 103 e 110.

O superintendente do Dnit/ES, Halpher Luiggi Mônico Rosa, esteve hoje na cidade onde participou de uma reunião de diagnóstico com o prefeito Dalton Perim e outras autoridades, no gabinete do chefe do Executivo Municipal. Após o encontro, ele, sua equipe técnica, o prefeito e o inspetor Marcos Rainha, da Polícia Rodoviária Federal- PRF, percorreram os pontos mais críticos para avaliar que intervenções correspondem com a realidade do trânsito local.

De acordo com Halpher, um quebra-molas será instalado na altura do Alpes Hotel, a poucos metros do trevo, outro em frente ao Fórum e mais dois antes e depois da capela de São João. Os redutores de velocidade serão construídos de acordo com a resolução 39 do Conselho Nacional de Trânsito- Contran.

Em outro momento, será construída uma rotatória nesse mesmo trevo, local da maioria dos acidentes, sendo os dois mais recentes o do último dia 3, quando um motociclista morreu, e o do domingo, que matou três pessoas de uma mesma família.

Segundo o superintendente, o trevo será adaptado para receber a obra, com a construção de um canteiro central onde hoje está o trecho interditado entre os dois semáforos, que foram destruídos na manifestação do último domingo (9). Por enquanto, permanece o desvio feito com gelo baiano.

Também dentro do projeto de intervenções imediatas, o centro de Venda Nova vai ganhar dois semáforos de LED, um na altura do Posto de Informações Turísticas e outro próximo ao Banestes, locais a poucos metros da antiga sinalização.

No médio prazo, ainda sem data prevista, o Dnit pretende instalar lombadas eletrônicas no lugar das físicas. “O grande problema é que Venda Nova é uma espécie de paraíso para o condutor porque a geometria é favorável, com curvas suaves e retas maiores, o que estimula o aumento da velocidade. A ideia é reduzir a velocidade do condutor”, declarou o superintendente.

O prefeito Dalton se disse muito satisfeito com a sensibilidade do superintendente, há apenas 29 dias no cargo, de vir até o município conhecer a realidade do trânsito. “Não é uma vitória da nossa gestão, mas da comunidade de Venda Nova. Nós queremos cada vez mais implementar ações pela qualidade de vida e aumentar a segurança do nosso município.”

Confira mais Notícias

Espírito Madeira movimenta R$ 15 milhões em negócios e tem nova edição confirmada para 2026

Oportunidade

Cursos gratuitos de preparo de churrasco e pizzas e técnicas de bartender em Venda Nova

Confira as vagas de emprego para Venda Nova e região!

Espírito Madeira 2025 reúne inovação, sustentabilidade e expectativa de R$ 25 milhões em negócios

Incêndio destrói casas em Venda Nova do Imigrante

Governo do ES lança inscrições para 3.500 novas vagas no CNH Social

Empreendedores de Minas Gerais conhecem práticas do Agroturismo em Venda Nova do Imigrante

Espírito Madeira apresenta a inovadora Casa Montagna, projeto que une design, conforto e versatilidade