Qualidade do café é tema de capacitação para instrutores do Senar

Para que o trabalho realizado junto aos cafeicultores alcance os objetivos propostos, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), iniciou na manhã desta segunda-feira (06), o encontro que vai capacitar 26 técnicos e instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Estes profissionais são responsáveis por ministrar cursos oferecidos aos produtores rurais, em parceria com o Instituto.

Com o tema ´Qualidade do Café´, as atividades seguem até o próximo dia 08, com aulas teóricas e práticas em Venda Nova do Imigrante e Brejetuba. Segundo Fabiano Tristão, extensionista do Incaper em Brejetuba, a capacitação permite nivelar as informações passadas pelos profissionais do Senar, para que estejam de acordo com as orientações de boas práticas agrícolas divulgadas pelo Instituto.

Nesta segunda-feira (06), às 9 horas, os participantes se reuniram na Fazenda Experimental do Incaper em Brejetuba para início do curso. Após abertura, o pesquisador do Incaper/Embrapa, Aybimre Francisco Almeida, apresentou um panorama da cafeicultura capixaba, destacando a importância de se produzir café de qualidade no Espírito Santo. O momento também foi de discussão sobre as perspectivas do setor.

Temáticas relacionadas às novas tecnologias e técnicas disponíveis para colheita, processamento, secagem e beneficiamento do café foram destacadas pelo também extensionista Fabiano Tristão e pelo pesquisador Abraão Carlos Verdin, com palestras realizadas à tarde. O primeiro dia da capacitação será encerrado com assuntos relacionados à certificação do produto, abordados pelo engenheiro agrônomo da Associação dos Produtores de Café da Região Serrana do Espírito Santo (Pronova), Pedro Carnielli.

Na terça-feira (07) os profissionais participam de visitas às unidades de processamento de café na Fazenda Experimental do Incaper em Venda Nova, coordenadas pelo extensionista Fabiano Tristão Alexandri. Já na quarta-feira (08), se reúnem para palestras e atividades práticas no mesmo local, onde vão conhecer aspectos da legislação e uso racional de água residuária, bem como conferir informações sobre a classificação do café, enquanto tipo e bebida.

A coordenação das ações do último dia do encontro será de Luis Carlos Prezotti e Aldemar Polonini, pesquisador e técnico do Incaper, respectivamente, além de Abraão Carlos Verdim e dos técnicos da Associação dos Produtores de Café da Região Serrana do Espírito Santo (Pronova), Rafael Marques e Eduardo Melo.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)