Depois de oito dias de jogos, Rio Branco e Flamengo sagraram-se os campeões da 10ª Copa da Juventude de Futebol Infantil. A final do evento ocorreu na manhã do último domingo (17), no campo do Rio Branco, em Venda Nova. Foi um domingo inesquecível para os torcedores do Flamengo, que pela primeira vez puderam ver de perto a sua equipe infantil.
A torcida da Desportiva também esteve presente, já que o clube realizou um feito inédito na competição, chegando com duas categorias à final.
A primeira decisão foi entre Rio Branco x Desportiva na categoria mirim. Durante o primeiro tempo, o jogo foi muito equilibrado, mas a equipe grená conseguiu abrir o placar no primeiro tempo e dar um passo importante para o titulo.
Eis que no segundo tempo a equipe vendanovense foi superior. No fim da partida, Ronaldinho empatou para o Rio Branco com um golaço.
Na decisão por pênaltis, os meninos do Rio Branco estavam muito confiantes e marcaram quatro vezes, enquanto a Desportiva desperdiçou duas cobranças. Final: Rio Branco 4 x 2 Desportiva.
Infantil
Na categoria Infantil, a Decisão foi entre Flamengo e Desportiva. O rubro-negro era favorito ao título, já que vinha com a melhor campanha na primeira fase. Já Desportiva, com a segunda melhor campanha, depois de eliminar o Vasco na semifinal chegou com grande motivação para derrotar a equipe carioca.
Como toda final, o jogo foi muito equilibrado, com marcação forte e jogadas centralizadas. O Flamengo contava com um grupo muito entrosado e com o talentoso camisa 10, Lucas Paquetá. O clube carioca passou a criar as melhores chances no primeiro tempo, mas o placar em 0x0 não foi alterado.
Na segunda etapa, o Flamengo, mais inteiro, passou a tomar conta da partida e, assim, abriu o placar com seu melhor jogador, o Paquetá. A Desportiva lutou muito, mas seus atletas já mostravam sinais de cansaço. Aproveitando essas circunstâncias, o rubro-negro fechou o placar em 2×0 para ser o grande campeão 2011 da categoria infantil.
PREMIAÇÃO DA COMPETIÇÃO
EQUIPE MAIS ORGANIZADA: Tombense F.C./MG
EQUIPE MAIS DISCIPLINADA: C.T. Europa/Cariacica
CATEGORIA MIRIM
CAMPEÃO: RIO BRANCO F.C.
VICE-CAMPEÃO: DESPORTIVA
REVELAÇÃO: Dandan (Desportiva)
MELHOR JOGADOR: Marquinho Minete (Rio Branco)
GOLEIRO MENOS VAZADO: João Vitor Bravim (Rio Branco) – 05 gols
ARTILHEIRO: Igor Gomes (Desportiva) – 10 gols
CATEGORIA INFANTIL
CAMPEÃO: C.R. FLAMENGO
VICE-CAMPEÃO: DESPORTIVA
REVELAÇÃO: Ruan Nascimento (Vasco da Gama)
MELHOR JOGADOR: Lucas Paquetá (Flamengo) – 10 Gols
GOLEIRO MENOS VAZADO: Yan Matazzole (Flamengo) – 04 gols
ARTILHEIRO: Lucas Paquetá (Flamengo) – 10 gols