O manejo sustentável da cafeicultura e o mercado e comercialização do café serão os temas abordados no 11º Encontro de Cafeicultores de Brejetuba, que ocorre nesta sexta-feira (27). Junto ao evento, também haverá a 2ª Feira de Máquinas e Insumos para cafeicultura, ambos realizados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a prefeitura do município.
A 11ª edição do encontro será no pátio ao lado da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Brejetuba, a partir das 08h30min, e tem como objetivo difundir conhecimento de tecnologia para boas práticas agrícolas na cafeicultura e informações sobre o panorama mercadológico do setor, além de promover um intercâmbio de ideias e técnicas entre produtores e técnicos, contribuindo na qualidade das lavouras.
Aproximadamente 800 produtores e empresários do setor são aguardados para participar da programação que está dividida em dois painéis. Neles, profissionais de destaque da cafeicultura vão abordar temais atuais como boas práticas agrícolas e o cenário da cafeicultura no mundo. Ainda pela manhã os visitantes conferem stands de empresas que comercializam máquinas e defensivos agrícolas.
“Esse evento já é uma referência de encontros de café arábica na região de montanhas do Espírito Santo. Nele vamos mostrar a importância socioeconômica da produção desse tipo de café para o Estado e falar sobre as boas práticas de produção para o aumento na produtividade” apontou o extensionista do Incaper Fabiano Tristão Alixandre.
O município de Brejetuba é o maior produtor de café arábica do Espírito Santo, com uma produção anual média de 350 mil sacas, sendo a cafeicultura a principal atividade econômica local. São 20 mil hectares de área plantada, distribuídos em 1.184 propriedades em sua maioria de base familiar.
O encontro será realizado em parceria com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf) e a prefeitura de Brejetuba e conta com o apoio do Centro do Comércio do Café de Vitória, do Sistema OCB/Sescoop-ES, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes), do Senar/Faes, Sicoob, Cooabriel, Banestes, Banco do Brasil e do Bandes.
Programação
8h30min – Chegada e inscrição dos cafeicultores
09 horas às 11 horas – Visitas às estações da 2ª Feira de Máquinas e Insumos para Cafeicultura de Montanhas e minicurso de Barista
Painel I – Manejo sustentável da cafeicultura
13h10min – Sistema de produção adensado com ciclo de poda programado
Palestrante: Fabiano Tristão Alixandre
13h30min – Manejo do mato e conservação do solo na cafeicultura
Palestrante: Agno Tadeu da Silva
13h50min – Projeto de irrigação para cafeicultura de montanha
Palestrante: Caio Louzada Martins
14h10min – Debate
Moderador: Marcos Moulin Teixeira
Painel II – Mercado e comercialização de café
14h30min – Cenário mundial da cafeicultura do Arábica
Palestrante: Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca
15 horas – Perspectiva do mercado do café Arábica
Palestrante: Luiz Antônio Polese
15h40min – Cooperativismo – alternativa viável de comercialização para cafeicultura de montanhas
Palestrante: Samuel Lopes Fontes
16h10 – Debate
Moderador: Frederico de Almeida Daher
16h30 – Pronunciamento das autoridades
17h30 – Encerramento
Serviço
11° Encontro de Cafeicultores de Brejetuba e 2ª Feira de Máquinas e Insumos para cafeicultura
Data: 27 de abril de 2012
Horário: das 8h30min às 17h30min
Local: Pátio ao lado da Apae