Banda Sinfônica de Venda Nova faz sua primeira apresentação pública

* Redação FMZ

 

Auditório lotado e plateia de pé para aplaudir. Com pouco mais de um ano de formação, a Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante se apresentou pela primeira vez em público nessa quarta-feira (03), em concerto gratuito no Centro Cultural e Turístico. Na ocasião, o subsecretário de Estado da Cultura, Joelson Humberto Fernandes, reafirmou o compromisso com a Fundação Máximo Zandonadi- FMZ, coordenadora do projeto, até 2014.

 

Sob regência do professor Pedro Roberto Souza, também integrante da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo, os músicos infanto-juvenis deram um show de talento. Em pouco menos de uma hora, apresentaram seis peças e uma demonstração de percussão logo no início do concerto.

A Banda começou com “Dois Corações” (Pedro Salgado), passando por “Band Folio” (Jim Evans), “Amazing Grace” (Elvis Presley), o tema do filme “ET, o Extraterrestre” (John Williams), “Pompa e Circunstância” (Edward Elgar) e “Can You Feel The Love Tonight”, tema do filme “O Rei Leão” (Elton John).

 

Atendendo aos pedidos de “mais um”, a Banda surpreendeu com uma belíssima apresentação de “Asa Branca” (Luiz Gonzaga), encerrando o concerto.

O presidente do Conselho Curador da FMZ e bispo da Diocese de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonadi, narrou, de maneira breve, a trajetória da instituição e falou da alegria em presenciar a estreia da Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante. “O que estamos assistindo hoje é resultado do trabalho conjunto de várias instituições e parceiros e possibilitará que Venda Nova do Imigrante ganhe destaque no Espírito Santo por meio da sua expressão artística e musical”, disse Dom Décio.

 

Para o subsecretário de Estado da Cultura, Joelson Fernandes, parcerias entre o poder público e a sociedade civil são fundamentais para a implementação da política cultual. “Iniciativas como a que estamos presenciando hoje são louváveis pelo impacto que geram no futuro. Por meio desse projeto, o Governo Renato Casagrande oportuniza a formação artística e a descoberta de novos talentos”, frisou o subsecretário.

 

O projeto

 

Atualmente composta por 43 alunos, com idade a partir de 11 anos, a Banda Sinfônica é um projeto da Fundação Máximo Zandonadi e do Governo do Estado do Espírito Santo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante.

 

No Centro Cultural e Turístico de Venda Nova, os alunos da Banda têm formação em mais de 15 diferentes instrumentos musicais, dentre eles saxofone alto, clarinete, flauta transversal, saxofone tenor, trombone, trompete, bombardino, tuba, bumbo, tímpanos, marimba e outros.

O projeto oferece ainda oficina de musicalização infantil, que atualmente conta com a participação de 79 alunos, com idade entre 5 e dez anos.

 

Dom Décio expôs o desejo de um dia a Banda Sinfônica virar orquestra. “Crianças e jovens estão aprendendo a arte musical mais acabada. Esse era um desejo do meu pai Máximo que está sendo concretizado aqui e pode frutificar ainda mais.”

 

À Banda Sinfônica de Venda Nova e equipe

 

Gostaria de parabenizar o empenho de todos e dizer que foi surpreendente e emocionante a apresentação de ontem. O ‘trabalho de formiguinha’ desenvolvido semanalmente e durante o período de pouco mais de um ano foi traduzido em proporções gigantescas que, com quase cem por cento de certeza, despertou o orgulho de todos aqueles que de alguma forma contribuíram e contribuem com a Banda Sinfônica de Venda Nova do Imigrante.

 

Ver todos bem posicionados, lindos e maravilhosos foi gratificante. No entanto, alguns expectadores não imaginam os inúmeros fatores que envolveram o percurso. Manuseio, cuidado, ansiedade, medo, teoria e prática foram apenas alguns. Quem conhece e faz parte desse cotidiano sabe do que estou falando. Mais uma vez a expectativa foi superada, e a determinação foi a força propulsora na realização de nossos objetivos.

 

Aos meninos e meninas, parabéns em especial, porque entre todas as outras possiblidades se propuseram ser além de vencedores agentes culturais que causam um grande sentimento de satisfação aos amantes dessa arte.

 

Um bom restinho de semana e recesso a todos e, quando estiverem diante de algum obstáculo nunca se esqueçam: muitos sonham, mas poucos têm coragem e disciplina suficientes para tornar seus sonhos realidade.

 

E assim Venda Nova do Imigrante vai acrescentando em seu legado uma identidade social em que esta modalidade de cultura faz parte da vida de todos estes jovens e contribui positivamente na formação de seus cidadãos.” (Melry Silvérioassistente de coordenação da banda e do projeto de musicalização infantil)

Confira mais Notícias

Festa da Polenta retoma programação nesta quinta (17) com shows, musical e entrada gratuita

Quatro cidades capixabas recebem exposição da imigração italiana na próxima semana

Venda Nova do Imigrante recebe atrações do Cultura Em Toda Parte 2024

Ópera, orquestra e shows musicais aquecem o clima do fim de semana em Pedra Azul

Cultura

Noite da Mora e Vin anima Venda Nova do Imigrante neste sábado (3)

Seis jovens concorrem ao título de rainha da Festa do Morango

Fenecon 2024 começa nesta quinta-feira (18) em Conceição do Castelo

Candidatas a Rainha e Princesas da Festa da Polenta são apresentadas