Conheça a Zumba, a dança do momento

* Edimara Garbelotto

(edimara@radiofmz.com.br)

 

Uma aula de ginástica disfarçada de dança, com ritmos latinos contagiantes e passos simples, assim é a Zumba Fitness, modalidade que tem conquistado o público nas academias. A atividade chegou recentemente ao Sul do Estado, e em pouco tempo tem levado até mesmo as pessoas mais sedentárias a frequentarem as aulas. Com cerca de 40 minutos de duração, os alunos chegam a queimar de 300 a 800 calorias por treino, dependendo da intensidade com que fazem os exercícios.

 

“Há dois meses iniciei uma turma com apenas 10 alunos em Conceição do Castelo, hoje já são 150, e só tem aumentado a procura. As pessoas vêm para aula experimental e adoram, não param mais”, relatou o educar físico e professor de Zumba, Jaquessom Serpa.

 

A atividade incorpora ritmos latinos como a salsa, merengue, reggaeton (estilo musical que varia do reggae jamaicano, influenciado pelo hip hop), cumbia (música típica nacional da Colômbia), axé e até o samba. Mas também utiliza ritmos internacionais como hip hop, bhangra (música e dança originária do Punjab, região da Índia e Paquistão), belly dancing (uma espécie de dança do ventre).

 

A Zumba pode ser praticada por pessoas de qualquer idade, desde crianças até idosos, pois é realizada em vários módulos, com exercícios de diferentes graus de dificuldade. Dentre as modalidades mais inovadoras está a Aqua Zumba, realizada na piscina; além da Zumba Kids, especificamente para crianças, com coreografias de músicas para elas.

 

“É difícil explicar exatamente o que é Zumba, só mesmo vivenciando uma aula para então saber o que é. A coreografia é fácil e isso empolgado o aluno e o incentiva a realizar a atividade”, afirmou Johnnys Williams, professor de Zumba em uma academia em Venda Nova do Imigrante.

 

Além de queimar muitas calorias, a atividade traz outros benefícios, como a tonificação muscular, melhoria cardiorrespiratória e vascular, e bem estar.

 

>Clique aqui para ver o vídeo de um momento da aula de Zumba em Conceição do Castelo

 

“A aula é muito boa, fácil e eficaz, temos o professor orientando os passos e o ritmo é muito animado. Venho para a aula e saio relaxada, alivia todo o stress do dia a dia”, contou Sandra Aparecida Carvalho Gonçalves, ela pratica Zumba em Conceição há dois meses.

 

Em Castelo, a aula de Zumba é ministrada gratuitamente através da Prefeitura Municipal, por meio do Projeto “Ativa Castelo”, que oferece também ginástica e caminhada. Lá, a atividade acontece as terças e quintas-feiras, no Castelão, das 19h às 20h, para todas as idades.

 

 

A origem da Zumba

 

A modalidade nasceu quando Alberto Perez conhecido como "Beto" estava trabalhando como instrutor de aeróbica e coreógrafo em Cali, Colômbia, sua cidade natal. Um dia, ele foi dar aula e percebeu que tinha esquecido as músicas. Como ele não queria cancelar a aula, a única opção foi pegar algumas fitas de música que tinha em sua mochila, com misturas de suas canções favoritas – salsa latina tradicional e merengue.

 

Quando ele começou a ensinar os ritmos diferentes, os alunos adoraram. Mais tarde, ele levou o conceito para outras academias, reuniu seus parceiros comerciais e juntos eles fizeram Zumba Fitness ganhar vida. (Fonte: Vila Mulher/Portal Terra)

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do ES

Chuvas deixam 70 desabrigados e quase mil desalojados em todo o Espírito Santo

Prefeitura de Venda Nova terá novo horário de expediente a partir da próxima segunda-feira (13)

Oito famílias ficaram desalojadas devido às chuvas em Venda Nova do Imigrante

Chuva forte causa alagamentos em ruas e interdita a BR 262 em Venda Nova do Imigrante

Carreta cai de ponte e motorista preso às ferragens é salvo pelos bombeiros na BR-262

Parques capixabas estarão fechados no Ano Novo

Feiras do Espírito Santo são tema de novo documentário produzido pelo Incaper