Reunião com produtores para orientações sobre citricultura

Para incentivar e potencializar a produção de citrus em Marechal Floriano, o Incaper, através do Pólo de Tangerina das Montanhas do Espírito Santo, vai promover, nesta terça-feira (09), uma Demonstração de Método (DM) no município. A capacitação será realizada na propriedade do agricultor Alípio Klippel, na Comunidade Boa Esperança, das 13 às 17 horas. A expectativa é de que 80 produtores participem do encontro, que conta com parceria da Prefeitura Municipal.

 

O extensionista do Incaper e chefe do Escritório Local em Marechal Floriano, Ubaldino Saraiva, ressalta que o treinamento é composto inteiramente por atividades práticas. “Todo o conteúdo será passado dentro das plantações de citrus, para que os participantes visualizem, tirem dúvidas e possam comparar as lavouras de suas propriedades com as técnicas utilizadas na fazenda que visitaremos”, diz.

 

Entre os temas que integram a programação, os participantes irão conferir sobre o manejo de doenças, assunto ministrado pelo pesquisador do Incaper Hélcio Costa, e orientações, do também pesquisador do Incaper Sebastião Antonio Gomes, para o início de plantio de citrus. No primeiro assunto, serão destacadas as principais doenças que atingem as lavouras de citrus e as medidas que devem ser tomadas para evitar a incidência dessas pragas. Segundo Ubaldino, na última safra, a região perdeu cerca de 30% da produção por causa da mosca da fruta.

 

Também serão passadas noções de plantio e compra de mudas para os agricultores iniciantes na citricultura ou que irão cultivar novas mudas. “A escolha da área, o espaçamento e a adubação da cova fazem toda a diferença nos resultados, bem como a compra das mudas. É preciso saber a procedência desse material e se foi produzido em viveiros certificados. Caso contrário, o produtor só saberá que não comprou um material de qualidade quando os pés estiverem já crescidos, ocasionando maiores prejuízos”, comenta Ubaldino. Ele acrescenta que serão abordadas, ainda, orientações sobre poda para condução do pomar.

 

Atualmente, Marechal Floriano está em fase de novas pesquisas e intensificação das ações de assistência técnica desenvolvidas pelo Incaper e relacionadas à produção de citrus. Entre os trabalhos em andamento, uma Unidade de Demonstração foi implantada na Comunidade de Araguaia, no município, onde são cultivadas 16 variedades de laranja. “A partir daí, vamos identificar as variedades que mais se adequam e se desenvolvem na região. Temos ótimas condições climáticas e de solo para a citricultura e, em breve, vamos expandir nossa produtividade”, afirma Ubaldino.

 

Marechal Floriano conta com cerca de 30 produtores envolvidos na atividade, que, ao todo, ocupam uma área de 85 hectares de plantação. A produtividade média das frutas cítricas é de 100 toneladas por ano, entre laranjas diversas, limão e tangerina ponkan. As inscrições para o treinamento estão abertas e podem ser realizadas através do telefone do Escritório Local do Incaper em Marechal Floriano: (27) 3288-1215.

 

Serviço

Demonstração de Método (DM) de Citrus

 

Data: 09 de agosto de 2011

Hora: Das 13 às 17 horas

Local: Propriedade de Alípio Klippel, Comunidade Boa Esperança – Marechal Floriano

Inscrições: Pelo telefone (27) 3288-1215     

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS