Concurso Estadual de queijo premia qualidade e incentiva produtores

Os produtores Fundão e Vila Velha foram os grandes vencedores e receberam os troféus de primeiro lugar do 1º Concurso Estadual de Queijos do Espírito Santo. O resultado foi recebido com muito entusiasmo pelos participantes, na noite dessa sexta-feira (12), na 35ª Exposição Estadual Agropecuária – GranExpoES 2011, em Carapina, na Serra.

 

Além dos produtores dos queijos participantes, estiveram presentes na cerimônia de premiação o secretario de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o gerente Estadual de Pecuária, Pedro Cani, os pesquisadores mineiros do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), Paulo Henrique Costa Paiva, e da Fazenda Experimental Risoleta Neves (FERN), Adauto Lemos, e visitantes da feira.

 

O concurso foi composto por duas categorias: queijo tipo minas padrão (em que foram julgados atributos como apresentação, cor, textura, consistência e paladar) e queijo inovação (avaliação quanto à apresentação, criatividade e sabor). A primeira etapa foi realizada com nove juízes técnicos, que avaliaram e classificaram três produtos de cada categoria. A segunda etapa envolveu a realização de voto popular, com degustação para o público que passou pela GranExpoES.

 

O secretário Enio Bergoli destacou que foi uma surpresa o grande volume de participantes no primeiro concurso. “Por se tratar do pioneiro, ele vai nortear os demais que ainda virão e esperamos cada vez mais a participação dos produtores com seus produtos e suas inovações, pois o mercado consumidor cresce e aqui temos produtos de excelente qualidade”, pontou.

 

“Esse concurso foi criado para conscientizar as pequenas indústrias de produtos lácteos para a importância de imprimir qualidade aos seus produtos, além de promover o avanço do número de produtos cadastrados. A ação visa, ainda, a despertar o senso crítico dos consumidores para que exijam, cada vez mais, produtos de qualidade”, afirmou o gerente Estadual de Pecuária e coordenador do concurso, Pedro Cani.

 

Vencedores:

Queijo Minas Padrão

1º lugar – Empresa Sunny Day – Fundão

2º lugar – Empresa Agrope –Venda Nova do Imigrante

3º lugar – Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Alegre

 

Queijo Especial

1º lugar – Empresa Rico Caipira – Vila Velha (Mussarela  com tomate seco)

2º lugar – Empresa Rico Caipira – Vila Velha (Queijo recheado com goiabada)

3º lugar – Empresa Bimbo – Afonso Cláudio (Creme Ricota Cremosa)

 

Concurso

 

O 1º Concurso Estadual de Queijos do Espírito Santo contou com nove juízes que avaliaram características físicas e sensoriais dos queijos concorrentes, provenientes de vários laticínios capixabas, e os três primeiros produtos classificados em cada categoria passaram por testes de aceitação e preferência do consumidor.

 

Já na degustação pública os participantes responderam a perguntas, como “Gosta ou não?”, “Qual dos três você prefere?”, entre outras, com o auxílio dos estudantes de Nutrição da Faculdade Salesiana, coordenados pelos professores da instituição.

 

Organização

 

O evento foi coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e as Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) .

 

Para realizar o concurso, a Seag contou com o apoio de pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que promoveram curso de análise sensorial para os juízes e coordenaram a banca julgadora.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)